Semana Acadêmica de Enfermagem 2021

FEMA realiza Semana de Enfermagem 2021

A semana acadêmica acontecerá do dia 17 a 21 de maio e terá como tema principal “O trabalho em Enfermagem no contexto de crise sanitária”. Evento será transmitido ao vivo pelo Youtube da FEMA

A coordenadoria do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) tem o prazer de anunciar mais uma vez a Semana da Enfermagem, que acontecerá de 17 a 21 de maio de 2021 e terá como tema principal “O trabalho em Enfermagem no contexto de crise sanitária”.

De acordo com Fernanda Cenci Queiroz, o tema escolhido para esse ano vai na mesma direção do que foi estabelecido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). “Pretendemos abordar tanto a autonomia do enfermeiro no atendimento em consultório, quanto profissional liberal, em que áreas isso é muito possível e que têm tido muita procura, principalmente neste cenário de crise sanitária que estamos vivendo. Também vamos trabalhar a autonomia do enfermeiro na Atenção Básica no enfrentamento da covid-19, os aspectos científicos e a importância da pesquisa neste período de pandemia e o autocuidado com o trabalhador de enfermagem, frisando na saúde mental de quem cuida dos outros durante essa guerra contra o coronavírus”, explica a coordenadora.

A Semana da Enfermagem terá início com uma palestra de abertura com a coordenadora do curso, a professora Fernanda Cenci Queiroz, mestre em Enfermagem (área de Concentração Saúde Coletiva) pela USP. Em seguida, os participantes poderão assistir à palestra “As terapias complementares e a atuação do Enfermeiro”, ministrada pela Dra Camila de Souza Carneiro, formada em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), mestra e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pela Enfermeira Janayna Aparecida Martines, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Assis. A mesa será mediada pelas professoras Maria José Caetano, Luciana Gonçalves Carvalho e Luciana Pereira Silva.

Na terça-feira, dia 18 de maio, a palestra será sobre “Os desafios da enfermagem na Atenção Básica: o que a formação da FEMA traz para essa realidade”, ministrada por Lucio Henrique D’avilla Moreira, enfermeiro formado pela FEMA e residente do Programa Multiprofissional em Saúde da Família da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP), mediada por Fernanda Cenci Queiroz e pela professora Rosângela Gonçalves da Silva, doutora em Biotecnologia pelo Instituto de Química da UNESP de Araraquara. A palestra seguinte será às 20h, com a enfermeira Cinthia Borba (Doce Maternar).

No dia seguinte, a enfermeira formada pela FEMA, Marcela Cristina Manfré de Calasans, pós-graduada em docência na área técnica de saúde da Fiocruz e em Saúde pelo Einstein, ministrará uma palestra com o tema: “A pesquisa na Enfermagem como campo de atuação em expansão”. Nesta mesma data, haverá uma apresentação dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do quarto ano de Enfermagem, mediado pelo professor David Lucio de Arruda Valverde e pela professora Adriana Avanzi Marques Pinto.

O último dia da Semana de Enfermagem 2021, dia 21 de maio, trará a palestra ministrada pelo Dr. Anderson Funai, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que tem como tema: “Auto cuidado dos profissionais de Enfermagem: uma preocupação contemporânea?”. A palestra terá a mediação da professora Caroline Lourenço de Almeida, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru, e da coordenadora, Fernanda Cenci Queiroz.

Todas as palestras serão transmitidas pelo canal da FEMA no Youtube. Para participar do evento, os alunos devem se inscrever através do "Portal Acadêmico”, realizando o login na área do estudante. Demais interessados podem se inscrever através do link Semana de Enfermagem 2021.