Química mestrado

Mestrado de ex-aluno é aprovado na UFRGS

Leonardo Henrique Gomes é formado em Química Industrial pela FEMA e defendeu recentemente sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Material da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Leonardo Henrique Gomes, formado em 2013 no curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), e que atualmente mora em Porto Alegre (RS), defendeu sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais (PPGE3M) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A dissertação, intitulada “Simulação Termodinâmica de Operações Pirometalúrgicas de Reciclagem de Baterias Chumbo-Ácido”, foi desenvolvida e defendida no Núcleo de Termodinâmica Computacional (NTCm) do Departamento de Metalurgia da UFRGS. Em seu trabalho, Leonardo apresentou de forma geral, conceitos sobre o processo de reciclagem de baterias chumbo-ácido, e a utilização do software FactSage como ferramenta computacional. Apresentou também uma discussão sobre as questões complexas da simulação termodinâmica do processo, bem como o uso de diferentes etapas tornando possível a simulação de cada uma delas, levando em conta as suas condições e particularidades como, por exemplo, o papel do ferro na eliminação primária do enxofre no chumbo líquido.

Através da simulação, foi possível salientar, também, o importante papel do sódio na reciclagem do chumbo das baterias: para o caso simulado no presente trabalho, este metal não só foi capaz de reduzir o teor de enxofre no chumbo líquido à cerca de 1/10 do seu teor inicial, como também proporcionou a sua transferência para a fase matte (escória) – ao invés de eliminá-lo como SO2. Isto é um fator muito importante quando se analisa o processo da reciclagem do chumbo das baterias, não só sob o ponto da metalurgia extrativa, mas também sob o ponto de vista da proteção ao meio ambiente”, conta o ex-aluno.

De acordo com o estudante, o tempo de desenvolvimento da dissertação foi “um período intenso e muito difícil. Estava conciliando o mestrado com o trabalho, então passei várias madrugadas e finais de semana estudando, escrevendo a dissertação, trabalhos para congressos, revisando aulas, indo para o laboratório. Foi uma experiência incrível e gratificante, com muitos aprendizados. O maior desafio foi durante a realização das simulações e análises através da utilização do software FactSage, pois teve o envolvimento de módulos matemáticos, cálculos termoquímicos, tabelas, gráficos e diagramas de fases, e posteriormente as discussões finais”, relata.

A pesquisa feita por Leonardo possibilitou o aprofundamento de conceitos em química, a elaboração de hipóteses e abriu novas discussões sobre as baterias chumbo-ácido, principalmente em relação ao meio ambiente e está disponível para consulta e download no no repositório da UFRGS através do link https://lume.ufrgs.br/handle/10183/206465.

Atualmente, o ex-aluno é doutorando pelo mesmo programa, atuando no Laboratório de Processamento Mineral (LAPROM) sob a orientação do professor doutor Irineu Antônio Schadach de Brum, desenvolvendo pesquisas no tratamento de resíduos e recuperação de chumbo na escória proveniente da reciclagem de baterias chumbo-ácido. “Eu agradeço especialmente ao meu orientador, o professor doutor Nestor Cezar Heck, pela dedicação e parceria, e a direção e gerência do laboratório da Embacaps (Porto Alegre/RS), pela liberação e apoio para sair em períodos de aulas e viagens para congressos, a direção e gerência administrativa do Grupo Dallon (Jacarezinho/PR), que foi base para o início do mestrado e, é claro, aos professores do curso de Química Industrial da FEMA por todo aprendizado, pois com certeza fez toda a diferença na minha carreira profissional e acadêmica”,  explica o ex-aluno da FEMA.