ebook quimica

Ex-aluna tem artigo publicado em e-book

Giovanna Macedo Garcia, formada em Química pela FEMA, foi convidada pela Editora Atena à publicar o artigo desenvolvido com os resultados do seu Projeto de Iniciação Científica (PIC)

Giovanna Macedo Garcia, ex-aluna do curso de Química da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), foi convidada pela Editora Atena a publicar o artigo que produziu com os resultados de seu Projeto de Iniciação Científica (PIC), que ficou em 2º lugar na Semana de Química de 2019.

O artigo, intitulado “Efeito da Cobertura Comestível à Base de Amido de Mandioca e Óleo Essencial de Canela na Conservação Pós-Colheita de Goiabas”, que teve a orientação da professora doutora Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química, e a co-orientação da professora mestra Elaine Amorim Soares, coordenadora do Centro de Pesquisas em Ciências (Cepeci), avaliou o efeito da aplicação do revestimento e, de acordo com os resultados obtidos, foram eficientes para controlar o amadurecimento das goiabas, permitindo estender a vida útil quando comparada às goiabas in natura.

Segundo Giovanna, o trabalho desenvolvido pela pesquisa é de grande importância tanto para o mercado agrícola quanto para o mercado de alimento, pois esse biopolímero além de aumentar o tempo de prateleira de frutos, fazendo com que a perda desses frutos diminua, também pode servir como alternativa para substituir polímeros sintéticos e o óleo essencial de canela utilizado também teve um bom resultado como antibactericida e antifúngico, não tendo uma alteração no sabor do fruto.

Para a aluna, “foi muito gratificante e importante para meus estudos poder desenvolver essa pesquisa, pois me fez ter mais conhecimento sobre o assunto e também sobre como desenvolver um estudo científico. Um dos maiores desafios que enfrentei durante todo o processo foi encontrar as goiabas, pois tinha que estar todas no mesmo estágio de maturação, com o mesmo tamanho, sendo mais semelhante possível. Nas análises, foram realizados em três períodos e para ter um ótimo trabalho foram realizadas várias análises, utilizando dois os laboratórios da FEMA.

O texto completo está disponível para download no site da Editora Atena e pode ser acessado através do link. Para a FEMA é uma honra e um orgulho fazer parte de mais essa conquista de um dos nossos alunos. É com imensa felicidade que a FEMA parabeniza Giovanna Macedo Garcia , por ter tido seu artigo escolhido para ser publicado por essa grande editora de divulgação científica.

“Quero agradecer primeiramente a FEMA, que me permitiu realizar esse projeto. As professoras Mary Leiva e a Elaine Amorim, que acreditaram que eu poderia desenvolver este trabalho e por desenvolver o trabalho comigo. Agradeço também a todos os meus amigos que me ajudaram de diferentes formas, como o Sérgio, analista do Cepeci, que me ajudou muito nas análises e resultados. Minhas amigas, Carolina Espinoza e Nagela Farias, que também foram essenciais para o trabalho. Além da ajuda de outros profissionais que se envolveram de alguma forma com o meu trabalho, como o Fernando, responsável pelo laboratório de química da FEMA, que esteve disposto a me auxiliar em tudo, ao pessoal do Cepeci e a turma de 2019 de química junto com os professores. Sou muito grata à tudo”, finaliza a ex-aluna.