DIREITO

Main Menu

Conheça a Fema

Delegado

Ex-aluno de Direito assume como delegado 

 

João Fernando Pauka Rodrigues, formado em 2012, assumiu o cargo de Delegado de Polícia na cidade de Paraguaçu Paulista logo no início da pandemia. No concurso do Estado de São Paulo para o cargo eram 25 mil inscritos para apenas 250 vagas

 

 

O ex-aluno do curso de Direito da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), João Fernando Pauka Rodrigues, é o mais novo delegado de polícia da cidade de Paraguaçu Paulista, município vizinho de Assis. Formado em 2012, João também é pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil.

 

Até mesmo durante a graduação, João Fernando já havia sido aprovado nos concursos de Assistente de Suporte Acadêmico da UNESP de Assis, em 2009, e Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, 2010 - cargo que exerceu até 2018, trabalhando em diversas cidades do interior paulista, como Cândido Mota, Assis e Paraguaçu Paulista.

 

No ano de 2019, ele se tornou Assistente Judiciário do gabinete do então Juiz de Direito da 2ª Vara Judicial de Paraguaçu Paulista, Dr. Leonardo Fernandes dos Santos. “Ao final da minha carreira no Tribunal de Justiça, acompanhei o Dr. Leonardo quando da sua promoção ao cargo de Juiz Auxiliar da Comarca da Capital, onde permaneci até o início das minhas atividades na Polícia Civil em fevereiro de 2020. Conciliei os estudos com o exercício da atividade profissional e no ano de 2015 logrei aprovação no Concurso de Provas e Títulos para o Cargo de Delegado de Polícia do Estado do Ceará, cargo para o qual fui convocado no último dia 18 de março 2021 e, no ano de 2019, fui aprovado no Concurso de Provas e Títulos para o Cargo de Delegado de Polícia do Estado de São Paulo, cargo que exerço atualmente junto à titularidade da Delegacia de Polícia de Paraguaçu Paulista. Fui submetido à prova preambular objetiva, prova dissertativa e prova oral”, relata o ex-aluno.

 

A cerimônia de posse ocorreu em 14/02/2020 no Palácio dos Bandeirantes na cidade de São Paulo e o curso de formação técnico-policial, com início em 17/02/2020, teve duração de 1 ano. A aprovação no concurso e a posse foram motivos de comemoração, afinal, significou a colheita resultante de vários anos de semeadura. “O exercício da atividade em 18 de fevereiro de 2020, por sua vez, nos fez ter a real dimensão da responsabilidade do cargo em relação à instituição Polícia Civil e toda sua estrutura, à manutenção da segurança pública e à garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos, sejam eles vítimas ou investigados. Trabalhamos de segunda a segunda, dia e noite, sem home office e sem quarentena”, conta o agora delegado.

 

João Fernando reconhece a grande importância que a FEMA teve na sua trajetória pessoal, “não só nas minhas aprovações em concursos públicos e no encaminhamento da minha vida profissional, mas, principalmente na minha formação como pessoa e como cidadão. A estrutura organizacional da instituição e o fácil acesso/diálogo próximo com um corpo docente qualificado fazem a diferença na formação profissional e pessoal dos assisenses. A FEMA é uma conquista da cidade de Assis. Para não cometer injustiças, em nome do Professor Gerson José Beneli, docente do Curso de Direito, meu orientador do trabalho de conclusão de curso e hoje Diretor do IMESA, gostaria de registrar os meus cumprimentos e minha gratidão a todo corpo docente da instituição. Em tempo, ressalto meu especial carinho ao saudoso Dr. Edgar Pereira Lima, figura memorável e que integrou o quadro de professores da FEMA durante minha graduação”, finaliza.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Back to top