Docência Virtual

FEMA oferece curso para docentes

O curso “Docência Virtual” terá duração de 7 semanas e tem como objetivo capacitar profissionalmente os docentes em relação ao ensino remoto, com foco nos alunos. O conteúdo é destinado a todos os professores da FEMA

Está em curso mais um ano letivo na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e, como uma forma de auxiliar os professores da instituição, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) em parceria com as coordenadorias das 11 graduações da FEMA, além do Instituto Municipal de Educação Superior de Assis (IMESA), está promovendo o curso de aperfeiçoamento “Docência Virtual”. O curso, de 120 horas, será realizado através da Plataforma Moodle, do dia 31 de março de 2021 até 18 de maio de 2021 e tem como público-alvo todos os professores da FEMA. O objetivo principal é capacitar docentes que irão participar profissionalmente de cursos a distância e discutir conteúdos básicos envolvidos no trabalho de planejamento na modalidade remota, com foco no aluno. As inscrições já se esgotaram.

A coordenadora do NEaD, professora Stela Laham, explica que o curso foi produzido pensando nas necessidades dos professores da instituição, com a intenção de poder auxiliar os docentes em sua formação e na criação de estratégias que combinem o uso de tecnologias digitais com o processo de ensino/aprendizagem a distância. O curso propõe debate e reflexão para que possamos repensar nossa prática de modo a personalizar o ensino de acordo com as reais necessidades de nossos alunos, dando mais autonomia e protagonismo aos estudantes em sua própria aprendizagem e desenvolvimento.

Estamos atravessando um momento de grande desafio, pois, muitas mudanças estão sendo necessárias em relação ao formato de nossas aulas para darmos continuidade ao calendário acadêmico. Ou seja, estamos diante de um novo formato didático-pedagógico-metodológico no processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente iremos oferecer o curso Docência Virtual, por meio da plataforma Moodle, na modalidade a distância, com interação assíncrona, para que os professores possam organizar sua agenda de estudos”, fala a coordenadora.

Na ementa da formação, os professores encontrarão a conceituação da modalidade a distância, qual é o papel do professor na EaD e as relações entre as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (as TIC) no campo da educação. Também serão abordados os aspectos que influenciam diretamente na aprendizagem, tais como recursos e atividades em ambientes virtuais que melhoram a aprendizagem dos alunos e muitos outros temas ligados aos desafios dos cursos de EaD.

O conteúdo do aperfeiçoamento “Docência Virtual” será dividido em módulos da seguinte forma: Módulo 1: Compreendendo o EaD; Módulo 2: Entendendo um pouco mais o processo de aprendizagem: Como eles aprendem, como podemos ensinar; Módulo 3: Entendendo um pouco mais o processo de aprendizagem: motivação, atenção e memória; Módulo 4: Recursos e atividades em ambientes virtuais; Módulo 5: Conversação e discussões instrucionais; Módulo 6: Avaliação na EaD - O feedback e sua importância; Módulo 7: Os papéis no EaD – professor e tutor. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato com a professora Stela, do NEaD, nos números (18) 3302-1055 – Ramal 1305 ou (18) 99712-2961 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A FEMA e o IMESA, por meio do NEaD – Núcleo de Educação a Distância, oferecerão uma série de cursos, sendo o de Docência Virtual o primeiro, com o objetivo de apoiar seus professores nesse momento de ensino remoto e capacitar para o trabalho com a Educação Virtual, seja ela híbrida ou a distância.