Manual Educativo de Comunicação com a Pessoa Surda

Aluna apresenta em Simpósio da USP

Luana Durante Alvarez, aluna do 4º ano do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), apresentou no 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo (USP) o “Manual Educativo de Comunicação com a Pessoa Surda”, desenvolvido em conjunto com a professora de Libras, Viviane Lameu, com a orientação da professora Patrícia Mattar Ribeiro Damiance. O material construído pela aluna será distribuído gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Assis para profissionais de saúde.

De acordo com a aluna, o projeto de construção do manual nasceu da dificuldade que pessoas surdas possuem de se fazer entender quando estão em situação de hospitalização pois, a grande maioria dos profissionais de saúde não possuem o domínio da língua brasileira de sinais, o que faz com o atendimento não seja completamente satisfatório para os pacientes, “atualmente no Brasil não temos nenhum material voltado para suprir essa necessidade tão evidente e que causa repercussões frustrantes para a pessoa surda que necessita de auxílio médico”, salienta. Apresentado no simpósio da USP, o manual está disponível para download aqui no site da FEMA para toda a comunidade externa.

Reconhecido internacionalmente, o Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP é um evento classificatório para congressos de maior relevância. Luana ressalta que “apresentar o nosso manual no congresso foi uma honra, um misto de ansiedade e aprendizado, é realmente muito gratificante ver o quanto um aluno da FEMA tem potencialidades de apresentar um congresso assim como alunos da USP. Desenvolver esse projeto foi desafiador, fazer um material em uma língua com a qual você conhecia o mínimo era um grande obstáculo, ainda mais desenvolver tudo pela primeira vez, buscando todas as normas científicas exigidas foi inovador e exigiu disciplina”, comenta a estudante.

O trabalho desenvolvido por Luana Alvarez e Viviane Lameu, sob orientação de Patrícia Damiance, já havia sido publicado na Revista Intelecto, na edição de dezembro de 2019. A publicação é um dossiê de Iniciação Científica de artigos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), ambas financiadas pela FEMA e pelo CNPq e suas edições são disponibilizadas, anualmente, via on-line e podem ser acessadas gratuitamente pelo site da FEMA. A edição mais recente da Revista está localizada na aba ATUAL.

A FEMA se orgulha de poder proporcionar esses momentos de aprendizado e pesquisa aos nossos alunos, acreditamos no potencial de cada um e ficamos felizes de vê-los se destacando em todas as áreas. “Agradeço a Deus por ter colocado essa ideia em minhas mãos, me auxiliar em cada ponto em que não sabia o que fazer, agradecer por encontrar profissionais incríveis, que acreditaram na minha proposta de primeira, enxergaram comigo a necessidade de um material como esse no Brasil, sua relevância social. A minha orientadora, Patrícia Damiance, por sempre me guiar por este mundo científico, não medir esforços para me ensinar cada passo, e acreditar em nosso projeto. Agradeço também a Viviane Lameu, minha co-orientadora, que se disponibilizou a nos auxiliar na Libras, nos ensinando e explicando a riqueza desse universo tão importante. Ao Alex Poletto, por acreditar em nosso PIBIC e entender as adversidades desse projeto grandioso. Agradeço a FEMA, de modo geral, pelos auxílios e oportunidades”, finaliza.