materiaFEMA

Ex-aluno conclui mestrado na UNICAMP

Eduardo Daguano se tornou Mestre em Tecnologia da Informação com trabalho sobre segmentação de imagens

O ex-aluno de Ciência da Computação da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Eduardo Manarin Daguano, concluiu o curso de Mestrado em Segmentação de Imagem na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em outubro de 2020, quando obteve o título de Mestre em Tecnologia da Informação com um trabalho sobre algoritmo genético para segmentar imagens utilizando os tamanhos e formas de objetos.

Eduardo, que concluiu a graduação na FEMA em 2012, disputou a vaga concorrida do mestrado na UNICAMP ainda em 2015, quando deu início a caminhada até a titulação. Segundo o ex-aluno, eram 18 candidatos diretos e apenas ele e mais uma outra pessoa conseguiram entrar. “Inicialmente, nós ficamos 6 meses apenas lendo sobre o assunto, levantando todas as referências possíveis até que começamos a desenvolver o trabalho na parte de algoritmo. Algumas coisas deram errado no meio do caminho, o que fez com que a gente mudasse um pouco a dissertação, pois a princípio nós não iríamos utilizar o algoritmo genético, mas como o resultado estava ficando muito volátil nós precisamos colocar uma régua que deixasse mais estável e foi o algoritmo genético. Eu acredito que foi graças a esse ajuste que eu consegui realmente obter o título”, explica o agora mestre.

O trabalho realizado por Eduardo contou com a orientação do professor Ulisses Martins Dias, doutor em Ciência da Computação pela UNICAMP com ênfase em Biologia Computacional e Bioinformática, que também compôs a banca de avaliação ao lado de Marco Antônio Garcia de Carvalho, doutor em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e Franklin César Flores, doutor em Engenharia Elétrica também pela UNICAMP. A banca de avaliação também foi composta tendo como suplente o professor da FEMA Luiz Ricardo Begosso, doutor em Engenharia Elétrica pela Poli-Usp. A dissertação foi aprovada e está sob análise para publicação na Revista Ibict, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

A coordenadora do curso de Ciência da Computação da FEMA e professora mestra Diomara Barros, parabeniza o esforço, a dedicação e a perseverança de Eduardo e comemora essa conquista. “É um orgulho para nós, da instituição, fazer parte dessa história”, celebra Diomara.