Main Menu

Conheça a Fema

PIC 2021

Abertas as inscrições para o PIC 2021

 

Este ano, serão ofertadas 120 bolsas de iniciação científica que serão distribuídas entre estudantes e docentes da FEMA

 

 

 

 

Estão abertas as inscrições para a edição de 2021 do Programa de Iniciação Científica da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), o PIC. Criado em 2001, o programa tem como o objetivo incrementar a graduação e promover o relacionamento entre estudantes e pesquisadores da instituição, de forma que seja possível colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa

 

Atualmente, o PIC também está interligado ao sistema de cotas de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do PIBIC/PIBITI - o que garante a importância da pesquisa e do fomento feito pela FEMA aos seus pesquisadores. Em 2021, serão oferecidas aos estudantes 60 bolsas com duração de 10 meses, disponibilizadas exclusivamente por meio de desconto na mensalidade. Aos professores são disponibilizadas 60 bolsas com duração de 10 meses, creditada mensalmente em folha de pagamento, totalizando 120 bolsas.

 

De acordo com o Prof. Dr. Alex Poletto, Coordenador do Programa de Iniciação Científica da FEMA e representante junto ao CNPq, este ano novas adequações foram realizadas no manual, principalmente com relação aos modelos em formato DOC disponíveis para a elaboração do projeto, principalmente os que irão envolver seres humanos. “Por esse motivo, é muito importante a leitura atenta e completa de todo o manual, para que a inscrição seja realizada de acordo com as regras e critérios estabelecidos, evitando assim indeferimentos/desclassificações, por não seguir o exigido no manual do programa”, salienta Alex.

 

Ainda segundo Poletto, projetos que incluam e fomentem inovação são fortemente incentivados, já que ultimamente essa vertente está muito em evidência, e com a construção do espaço de coworking, INOVA FEMA, a instituição pretende incentivar ainda mais a inovação, viabilizando a criação de novos produtos, serviços, negócios, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnologia de Assis e região, em todas as áreas que os cursos da FEMA atuam.

  

Para participar do PIC é preciso ser aluno ou professor da FEMA. No caso do docente, é exigido que já seja pesquisador e que tenha uma produção científica significativa nos últimos 3 anos, que tenha titulação de mestre ou doutor, . Já para o estudante, é necessário estar devidamente matriculado no mínimo no 2º ano da graduação, ter disponibilidade de 20 horas semanais para o desenvolvimento do projeto e comprovar bom desempenho acadêmico. Para co-orientador, é necessário ter, no mínimo, o título de especialista, com participação voluntária

  

As inscrições podem ser feitas de duas formas, em grupo ou individual, até o dia 10 de dezembro de 2020, de forma automatizada via ícone do programa disponibilizado na área do aluno. Para mais informações referentes ao PIC 2021, acesse o Manual do PIC em https://fema.edu.br/index.php/pesquisa-cientifica .

  

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Back to top