Treinamento Educação

FEMA capacita profissionais da rede de ensino

Alunos do 5º ano de Enfermagem realizam capacitação com profissionais da Rede Municipal de Educação sobre segurança sanitária na volta às aulas presenciais

Diante de um contexto difícil de pandemia, em que se começa a discutir o retorno às aulas, tanto no ensino fundamental como médio e superior, os alunos do 5º ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), passaram pelo Estágio de Educação em Saúde e, agora, estão capacitados a treinar toda a rede municipal de ensino, bem como também toda a equipe de funcionários da FEMA, para estruturar um retorno seguro à vida escolar e acadêmica.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem, professora mestra Fernanda Cenci de Queiroz, mesmo com as aulas presenciais paralisadas devido a pandemia, a FEMA deu todo o suporte estrutural e pedagógico para que, tanto alunos como docentes, pudessem retornar às práticas da docência de maneira presencial. Através do estágio, os alunos se aprofundaram em manuais estaduais, nacionais e internacionais que priorizam os cuidados e necessidades sanitárias que a rede municipal de Educação precisa, para que futuramente, as crianças e adolescentes possam fazer um retorno seguro à rotina escolar em Assis.

Ao todo, 28 alunos formandos participaram do estágio que, para a capacitação, serão divididos em dois grupos - um ficará responsável pelo treinamento dos funcionários da FEMA e dos serviços terceirizados e o outro com a Rede Municipal de Ensino. Segundo a coordenação, a capacitação que será ministrada pelos formandos terá, inicialmente, 120 funcionários das equipes de limpeza da Rede. Nas fases seguintes, passarão pelos treinamentos os colaboradores do transporte escolar, professores e, na fase final, os alunos. Todas as 34 escolas da rede municipal de ensino passarão pelo treinamento dado pelos alunos da FEMA.

O treinamento, que será realizado com os alunos para os funcionários da FEMA e todos os profissionais terceirizados, acontecerá através da plataforma Microsoft Teams e terá o foco direcionado para tirar dúvidas e reforçar os protocolos de segurança estabelecidos para a saúde do trabalhador.

A FEMA agradece aos futuros enfermeiros que se engajaram no Estágio de Educação em Saúde e que se preocuparam com as práticas de políticas públicas e sanitárias que são necessárias para um retorno seguro às aulas presenciais. O curso de Enfermagem da FEMA procura sempre evoluir, a cada ano, para que a proposta de ensinar a prática da profissão através da articulação das necessidades pedagógicas do Ser Enfermeiro atrelando à necessidades de saúde da comunidade em que estão inseridos.