Main Menu

Conheça a Fema

CEP visita

CEP recebe visita fiscalizatória da CONEP

 

Em razão dos 3 anos de atividade do Comitê de Ética em Pesquisas da FEMA, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa realizou uma visita de fiscalização e de qualificação do comitê no final de julho

 

 

   

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) recebeu, no último dia 24 de julho de 2020, a primeira visita fiscalizatória e de qualificação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

 

A visita foi realizada por conta dos 3 anos de funcionamento do CEP na FEMA. A instauração do Comitê foi autorizado pela CONEP em abril de 2017 e, desde então, realizou diversas atividades. No início, ainda em maio de 2017, o CEP da FEMA recebeu treinamento e capacitação do CEP da UNESP de Assis. O conselho do CEP informou que o comunicado da CONEP foi recebido no começo de junho de 2020 e logo agendaram a visita para o dia 24 de julho. Normalmente, a visita acontece de maneira presencial mas, em razão da pandemia, ela ocorreu à distância.

 

De acordo com o CEP, a visita e qualificação, que foi realizada pelos consultores representantes da CONEP, Ludmila Marengo e Francisco Viana, aconteceu em três momentos. Na parte da manhã, a visita técnica contou com a presença da coordenadora Rosângela Gonçalves da Silva e da vice-coordenadora Elizete Mello da Silva, bem como também do funcionária administrativa, Fernanda Serezani. No segundo momento, que aconteceu das 11h às 12h da manhã, o vice-diretor do IMESA, professor doutor Alex Polleto, e a coordenação do CEP participaram da reunião com a CONEP. Ao final da visita, no período da tarde, todos os membro do CEP da FEMA participaram do encerramento da visita.

 

O CEP tem como objetivo analisar todas as pesquisas que são desenvolvidas pelos alunos e professores da FEMA, sejam Pesquisas de Iniciação Científica (PIC) ou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que envolvam seres humanos. Ele existe para que a integridade e a dignidade dos participantes sejam garantidos e contribui para que todas as pesquisas e trabalhos desenvolvidos sigam dentro dos padrões éticos.

 

É por esse motivo que a FEMA, desde 2017, recebeu a autorização do CONEP para formar o seu próprio comitê, seguindo todas as normas e diretrizes que regulamentam as pesquisas científicas no Brasil. Por causa do CEP, todos os cursos de graduação da FEMA podem realizar trabalhos e pesquisas, porém destaca-se que a pesquisa envolvendo o ser humano é fundamental para os cursos da área da Saúde, como Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. É possível acessar todas as informações sobre o CEP da FEMA através da aba de “Pesquisa” no site oficial www.fema.edu.br .

  

  

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Back to top