femaroboticaaa

FEMA abre edital de seleção para o curso

Inscrições acontecem do dia 17/06 até 30/06 de 2020 e são feitas exclusivamente pela internet

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) abriu, na última quarta feira (17), as inscrições para o IV FEMA Robótica que, devido à pandemia do novo coronavírus, teve a sua edição no 1º semestre do ano suspensa. As inscrições vão desde o 17 até o dia 30 de junho e devem ser feitas exclusivamente pela internet através do link http://encurtador.com.br/hFX26. O treinamento tem como foco o aprendizado dos conceitos básicos de Eletrônica, Robótica, Programação e Matemática, essenciais para construir seus próprios robôs com materiais como motores, luzes e bateria, utilizando-se de um kit LEGO.

O curso tem como público-alvo estudantes da rede pública e privada de educação da cidade, que tenham entre 11 e 17 anos de idade e que tenham bom rendimento escolar. Para participar, os interessados deverão ser aprovados em processo de seleção com 15 questões, envolvendo Matemática, Português e Informática Básica, tudo de acordo com o nível de escolaridade do candidato.

De acordo com o Drº Profº Almir Rogério Camolesi, coordenador do Projeto FEMA Robótica, o processo de seleção e as matrículas dos aprovados serão realizadas de maneira online, conforme as datas apresentadas no edital e informações enviadas posteriormente, por e-mail, após o período de inscrição. “No caso de, no período de realização do curso, ainda estivermos impossibilitados de realizar o mesmo de forma presencial, as aulas e as atividades ocorrerão em formato online, por meio da ferramenta do Google Meet”, esclarece.

Segundo o edital divulgado pela FEMA, serão ofertadas 28 vagas para o curso de extensão, que serão distribuídas em 2 turmas de 14 alunos cada, com aulas às segundas, quartas e sextas. Os horários, porém, ainda não estão definidos devido à pandemia, uma vez que o horário que consta no edital só será seguido quando houver a possibilidade de voltar às aulas no modo presencial e as alterações no horário escolar dos alunos, devido ao COVID-19, serem normalizadas.

Para participar do FEMA Robótica é preciso ser matriculado em escola pública ou privada de Assis ou região, ter bom rendimento escolar, além de ser aprovado no processo seletivo. No teste de seleção será aplicada uma prova contendo 15 questões, de acordo com o nível de escolaridade e será avaliado também o histórico escolar do candidato.

O projeto é organizado pela Coordenadoria de Informática, que comporta os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências da Computação, que tem a frente a professora mestra Diomara Barros e é idealizado pelos professores Almir Camolesi, coordenador do FEMA Robótica, e Diego Lamotta Resino, professor do curso de extensão. O projeto tem parceria com a Diretoria de Ensino das Escolas Públicas da cidade, bem como também com as Escolas Particulares. O FEMA Robótica é 100% viabilizado financeiramente pelo corpo executivo da Instituição, com o aval do diretor executivo, professor Eduardo Vella, e do presidente Arildo Almeida.