Natal Solidário

Enfermagem faz ação de Natal com idosos

Alunos e professores do curso de Enfermagem da FEMA realizaram a ação Natal Solidário no Abrigo a Idosos e fizeram a alegria de 48 pessoas que vivem no local

Por Glauciana Nunes

Alunos e professores do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram uma ação diferente das práticas pedagógicas da graduação, na tarde do dia 6 de dezembro de 2019: celebraram o Natal e fizeram a alegria de 48 pessoas que vivem no Abrigo a Idosos, em Assis.

A ação foi organizada por alunos, que criaram um grupo de whatsapp e publicaram as fotos dos idosos. Estudantes e seus familiares adotaram um idoso para presentear, que recebeu o presente das mãos da Mamãe Noel, uma estudante do segundo ano de Enfermagem. Além de presentes, a celebração também teve alimentos, sucos e guloseimas, arrecadados pelos alunos em supermercados e com a comunidade, tanto externa quanto a acadêmica.

De acordo com Kimberlly Maria Oliveira Assis da Silva, que acabou de concluir o 3º ano de Enfermagem, a emoção foi imensa. “O intuito da nossa ação é mostrar para os idosos que eles não estão sozinhos. Neste dia nós fazemos questão de ouvir o que eles têm a dizer e sentirmos um pouco da necessidade de cada um. Muitos ali foram abandonados pela família e nós pudemos levar um pouco de alegria e atenção”, emociona-se Kimberlly.

A ação Natal Solidário, que já aconteceu em outros anos, toca não só o coração dos idosos, mas também da turma de Enfermagem. Tanto que Amanda Lorenzetti, que já se formou, esteve novamente no Abrigo a Idosos participando da ação solidária. “Eu fiz questão de participar, mesmo já sendo ex-aluna, pois quando a gente vê a expressão de felicidade deles dá muita vontade de voltar. Ir ao abrigo e doar um tempo a eles recarrega nossas energias. A gente sai de lá mais vivo, mais humano e mais feliz por fazer alguém feliz”, comemora a enfermeira Amanda.