Main Menu

Conheça a Fema

I Jornada de Psiquiatria

Medicina organiza I Jornada de Psiquiatria

Organizada pela Liga Acadêmica de Psiquiatria do curso de Medicina da FEMA, evento teve 2 dias de palestras com especialistas da área

Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

 

 

 

 

A Liga Acadêmica de Psiquiatria (LAPSIQ) do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), realizou nos dias 30 e 31 de agosto de 2019, a I Jornada de Psiquiatria. O evento recebeu grandes nomes da área e abordou, além dos temas da psiquiatria também formas de atendimento humanizado e profundo ao paciente psiquiátrico. A Jornada foi inteiramente organizada pela Liga Acadêmica de Psiquiatria da FEMA, que tem a frente os médicos Ricardo Beauchamp de Castro e Wilson Conte de Las Villas Rodrigues, ambos professores do curso e psiquiatras.  

      

O evento, que começou às 19h na Casa do Médico, em Assis, tratou de temas como “Transtorno de Personalidade Borderline”, “Transtorno Bipolar”, “Esquizofrenia”, “Depressão e “Serial Killer”. Ao final, a Liga promoveu um encontro com um especialista, que apresentou o “Transtorno Obsessivo-Compulsivo”. 

      

Foram convidados os dois médicos coordenadores da Liga de Psiquiatria, Dr. Wilson Conte de Las Villas Rodrigues, formado na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e professor de Psiquiatria da FEMA; e Dr. Ricardo Beauchamp de Castro, graduado em Medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Psicose e professor da FEMA, também teve sua fala aos presentes.  

 

Fabiana de Oliveira Fabosi, médica formada pela FAMEMA, residente de Psiquiatria e de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão) e especialista em Psiquiatria pela ABP; e Luís Guilherme Coelho Buchianeri, formado em medicina pela FAMEMA, especializado em Pediatria e Psicoterapia de Orientação Psicanalítica, também pela FAMEMA, mestre em Psicologia e doutor em Psicologia Social pela UNESP e professor convidado do curso de pós graduação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica da FAMEMA deram suas contribuições ao evento. 

       

A LAPSIQ existe desde a criação do curso de Medicina e atualmente conta com 18 alunos participantes. As reuniões acontecem quinzenalmente, no Hospital Regional de Assis (HRA), onde os alunos têm a oportunidade de avaliar casos e discutir situações diretamente com professores da área de Psiquiatria, de forma que sejam levadas em conta o sentimento do paciente, bem como suas raízes afetivas, psicológicas e sociais. 

 

Dr. Ricardo Beauchamp de Castro, conta que desde a criação da Liga de Psiquiatria ela produz conhecimento e dá à FEMA um olhar diferenciado à Psiquiatria. “É um crescimento emocional gigante dos alunos e isso começa a se refletir nos atendimentos que eles fazem na rede de saúde, com um nível de afeto e conhecimento grande", fala Dr. Ricardo. 

 

A I Jornada de Psiquiatria da FEMA teve como patrocinadores o Centro de Desenvolvimento Psicológico, Di Roma Decorações, Relojoaria Sussel, Mércurio – Organização Contabil, Hippo Grill, Marcio Almeida, Gláucia Miranda – Personal Trainer, Food Life, Doce Cecília, Dra. Marina Madaner, Luna Doces, Madalena Café, Villas – Pizza & Grill, Pépe Lemoko, Salão de Beleza Semprebella e Dito – Salgadinhos e Massas. 

 

  

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top