Main Menu

Conheça a Fema

330x200 Medicina da FEMA é parceira de projeto social

Alunos e professores do curso de Medicina da FEMA, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e de outras entidades, realizaram testes de acuidade visual em alunos do Ensino Fundamental, que serão encaminhadas à consulta e confecção de lentes

 

 

Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

 

 

 

Alunos e professores do curso de Medicina, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram, em parceria com outras entidades, nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2019, o Projeto Visão do Futuro, que consiste em testes de acuidade visual em alunos do 1° ano do Ensino Fundamental de 20 unidades escolares da rede municipal de ensino. Os profissionais buscaram detectar problemas visuais que, se diagnosticados, foram encaminhados a consultas oftalmológicas e acompanhamento especializado dos casos graves. O projeto aconteceu pelo terceiro ano consecutivo e é do Fundo Social de Solidariedade de Assis. 

 

O Fundo Social de Solidariedade e seus parceiros, promoveu aos professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, treinamento para a aplicação dos testes de acuidade visual ministrado pelo oftalmologista e parceiro Dr. Eduardo Andreghetti do Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA). O treinamento consistiu na capacitação dos educadores, que por sua vez, realizaram testes e deram instruções aos alunos sobre a importância dos cuidados com a visão.   

 

De acordo com Vanessa Fagundes, professora do curso de Medicina e que organizou o projeto na FEMA junto de outros docentes da unidade curricular Interação Ensino Serviço e Comunidade (IESC), sob o comando do professor doutor Jairo dos Reis, coordenador do curso, as últimas edições do projeto atenderam a mais de 1900 crianças e é super importante para as crianças, como também para o aluno de Medicina. “Participar do projeto aproxima o estudante da realidade e amplia o olhar integral da saúde da criança”, falou a professora Vanessa.  

 

Para a realização do projeto, o Fundo Social de Solidariedade contou com o apoio e parceria da Secretaria Municipal da Educação (SME), do Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA), da Associação dos Amigos Deficientes Visuais de Assis e Região (AADVAR), do Banco Credicana, das Óticas Carol e dos alunos e professores de Medicina da FEMA que, juntos, transformaram a ação em um sucesso de atendimentos à comunidade.

 

No ano de 2017, 1044 passaram por testes, 468 foram encaminhadas para consultas oftalmológicas e 282 foram direcionadas a confecções de lentes corretivas. Em 2018, os testes aconteceram com 924 crianças onde 268 foram encaminhadas a consultas e 226 para confecção das lentes.

 

 

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top