consciência negraPremiação do concurso será 20/11 na FEMA

O VIII Concurso em Comemoração ao “Mês da Consciência Negra”, iniciado em maio desse ano, envolveu alunos de escolas da Rede Pública Estadual nas modalidades “Poema Ilustrado” e “Fotografia, que devem seguir o tema “Consciência Negra”. A premiação será no dia 20 de novembro, no Anfiteatro da FEMA, às 19h

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

O dia 13 de maio é marcado como o “Dia Nacional de Luta contra o Racismo” e para lembrar a data, em 2018, nesse mesmo dia, iniciou um concurso para alunos matriculados nas Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual, que abrange 41 escolas.

O VIII Concurso em Comemoração ao “Mês da Consciência Negra” foi lançado pela Diretoria de Ensino da Região de Assis (DERA) em parceria com o Instituto do Negro de Assis, o Zimbauê. Para a competição há duas modalidades, sendo “Poema Ilustrado” para alunos dos 6º ao 8º anos e “Fotografia” para os que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental e também para alunos do Ensino Médio.

A Cerimônia de Premiação será no dia 20 de novembro de 2018, às 19h, no Anfiteatro da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), na Av. Getúlio Vargas, nº 1200, Vila Nova Santana. O prêmio é no valor de R$ 1000,00, o qual será distribuído para os três primeiros colocados de cada categoria do concurso. A cerimônia será aberta ao público e todos da comunidade estão convidados para participar.

Os poemas e fotografias, para a competição, precisam estar dentro do tema “Consciência Negra”, já que no dia 20 de novembro é celebrado o “Dia Nacional da Consciência Negra”. A presidente do Instituto do Negro de Assis, Mônica Silva, explica que esse evento tem como objetivo estimular e contribuir para o processo de formação da cidadania. Por meio do concurso, há o incentivo no interesse dos alunos em estudar a história e cultura afro-brasileira e indígena, além de proporcionar reflexões sobre o racismo e promover os direitos dos afrodescendentes na sociedade.

A FEMA também foi parceira, oferecendo um curso de capacitação técnica em Fotografia para os professores das escolas participantes, ministrado pelas professoras Carmem Portilho e Lella Sodré, no mês de setembro, a fim de que eles pudessem guiar as crianças nessa modalidade.