semana fotografiaXXVIII Fórum Nacional de Fisioterapia

A professora Maria Eulália Baleotti, coordenadora do curso de Fisioterapia da FEMA, esteve presente no XXVIII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, que aconteceu de 26 a 28 de setembro, na cidade de Vitória-ES. A edição do evento este ano aconteceu em paralelo com dois grandes Congressos da área de Fisioterapia e teve como tema “Formar para Transformar: Caminhos necessários para qualificar Atenção à Saúde”

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Nos dias 26, 27 e 28 de setembro aconteceu o XVIII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, que para a edição de 2018 ainda englobou o V Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e o VI Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva. Teve como tema “Formar para Transformar: Caminhos necessários para qualificar Atenção à Saúde”.

O grandioso evento aconteceu na cidade de Vitória-ES e a professora mestra Maria Eulália Baleotti, coordenadora do curso de Fisioterapia na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), esteve presente. Ao longo dos três dias foram promovidos momentos de discussão e trocas de experiências através de sessões coordenadas, apresentações de trabalhos científicos e palestras, que focaram em assuntos relevantes para o exercício da atenção à saúde.

O evento, organizado e realizado pela Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (Abenfisio), teve lugar na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e contou com a presença de estudantes, fisioterapeutas, gestores e profissionais de diversas áreas da saúde.

Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia

A Abenfisio não é o órgão que fiscaliza o exercício profissional do fisioterapeuta, já que essa função cabe ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), e sim uma enorme associação que promove o desenvolvimento e aprimoramento do ensino e da educação em Fisioterapia.

Foi fundada oficialmente em abril de 2001 e desde então visa congregar associados institucionais e individuais para auxiliá-los, para estimular e fomentar as pesquisas na área, propor e apoiar políticas que garantam qualidade do Ensino em Fisioterapia e defender interesses da Fisioterapia nas Instituições de Ensino Superior, entre outros objetivos.