dedebancoideiaFEMA em evento sobre recursos hídricos

A professora mestra Elaine Amorim, do curso de Química da FEMA e responsável química pelo Cepeci, participou do 20º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas representando a Fundação

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

O Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) de 2018 aconteceu entre os dias 20 e 24 de agosto de 2018, em Florianópolis-SC, e a professora mestra Elaine Amorim, do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e também responsável química pelo Centro de Pesquisas de Ciências (Cepeci), participou do evento representando a Instituição. Esse foi o 20º Encontro realizado, portanto foi especial em comemoração e teve como tema “Os Comitês de Bacias Hidrográficas e o Futuro da Água”.

O Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH) é um colegiado tripartite no qual há representantes da sociedade civil, do poder público municipal e estadual. Esse colegiado gere todo o recurso hídrico de uma bacia, que são várias em território nacional, portanto há diversos colegiados e suas funções são gerenciar os recursos, visando recuperação, preservação e conservação da água. No estado de São Paulo há 21 Comitês, sendo o que abrange a região de Assis é o do CBH Médio Paranapanema e a professora Elaine representa a FEMA nesse Comitê há 15 anos, além também de representar a Fundação no Comitê Federal do Rio Paranapanema.

Esse encontro nacional do Comitê de Bacias é muito importante para se discutir a experiência de outros estados e outras bacias. O Comitê é a base de gerenciamento nacional dos recursos hídricos, então tudo o que é feito ou utilizado de uma bacia tem que ter aprovação dele. São essas pessoas que realmente decidem o futuro das águas no nosso país. Foi muito oportuno e proveitoso! Participar desse evento representando a FEMA é muito importante na esfera nacional”, contou Elaine Amorim.

O Encontro acontece todos os anos oferecendo palestras e discussões, sendo que nesse 20º evento o objetivo foi por em pauta uma visão comum, o entendimento e mapeamento dos desafios e oportunidades, além da elaboração de soluções em relação ao futuro das bacias, desde a burocracia e partes jurídicas como as infraestruturas, conservação do solo e o uso consciente de cada uma, através de uma Educação Ambiental.