Main Menu

Conheça a Fema

fema runningg aiEnfermagem se mobiliza pela amamentação

 

Alunos e professores do curso de Enfermagem recebem palestras sobre os benefícios e o papel do enfermeiro no aleitamento materno. A semana da amamentação é comemorada mundialmente em agosto e em 2018 o tema é "Amamentação é a Base da Vida"

 

 

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Durante o mês de agosto, o aleitamento materno é amplamente e globalmente discutido, principalmente entre os profissionais da saúde, já que no primeiro dia desse mês, em 1992, foi estabelecido o movimento social Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que defende a ação e em 2018 segue com o tema “Amamentação é a Base da Vida”. A semana ocorre entre os dias 1 e 7 de agosto, em mais de 120 países, e na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) o curso de Enfermagem se mobilizou para focar no assunto. No dia 2 de agosto, quinta-feira, houve a tradicional palestra sobre a amamentação na Instituição, que já acontece há 5 anos.

 

A professora e nutricionista Luciana Carvalho iniciou a palestra. Ela participa do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB) de Assis, estando à frente das ações municipais que promovem qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável, e em sua apresentação explicou a parte nutricional relacionada ao aleitamento materno, além de apresentar o manual sobre os benefícios da amamentação, difundido globalmente.

 

Os benefícios da amamentação são para ambos, a mãe e o bebê. Ela não só melhora o vínculo e o afeto entre os dois, mas também é uma essencial fonte de nutrição que pode ter impacto no crescimento da criança, no aprendizado, desenvolvimento e saúde. É indicado que o bebê receba exclusivamente aleitamento materno até o sexto mês de vida.

 

O evento contou ainda com a presença de duas ex-alunas do curso, Mariane Crispim Amado e Fernanda Pereira da Silva Rosa, especializadas em obstetrícia. Mariane, que é Consultora de Amamentação, falou durante a palestra sobre o papel da enfermagem na promoção do aleitamento materno, ensinando técnicas mais apropriadas para praticar o incentivo e para identificar as principais dificuldades que o profissional da saúde ou a mãe podem passar na hora de amamentar. Muitas pessoas acreditam em mitos, como os relacionados ao desmame precoce, e a especialista também abordou fatos que desmistificam as ideias erradas, mostrando como o enfermeiro deve atuar nesses casos.

 

Ainda nesse dia foi fechada uma parceria com as doulas de Assis e com as consultoras de amamentação, enfermeira Veruska Kelly Capellini e a Mariane Crispim Amado, para uma ação em prol do aleitamento materno. No dia 19 de agosto acontecerá o “4º Mamaço”, manifestação que contará com a presença de mães, alunos de Enfermagem e de todas as doulas para promover o incentivo à amamentação até o sexto mês de vida do bebê e ao parto natural, ou também chamado de parto humanizado. Será às 10 horas da manhã, na praça da Catedral, na Avenida Rui Barbosa, Centro de Assis.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top