Processo Seletivo SMASAlunos de Direito da FEMA visitam Brasília

Eles assistiram ao final do julgamento histórico da questão do Foro Privilegiado, na plenária do Supremo Tribunal Federal (STF)

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Alunos dos quartos e quintos ano do curso de Direito, diurno e noturno, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) fizeram uma visita a Brasília, entre os dias 30 de abril e 4 de maio. A viagem é uma iniciativa do professor doutor Gerson José Beneli, Coordenador do Curso, que esse ano levou 55 alunos. Professor Gerson não só organizou a visita, como também acompanhou os estudantes. A FEMA viabilizou o fretamento do ônibus para o transporte dos alunos.

Os estudantes visitaram o Supremo Tribunal Federal (STF), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Congresso Nacional (Câmara e Senado Federal), o Palácio do Planalto, o Palácio do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), dentre outros pontos turísticos da cidade, como o Museu Nacional, a Catedral de Brasília, a Praça dos 3 Poderes e a Torre de TV.

Eles tiveram também a oportunidade de assistir ao Julgamento final do Processo do Foro Privilegiado, na quinta-feira 03/04, com a Presidente do STF, Ministra Carmem Lúcia. A Presidente agradeceu a presença do professor e dos alunos, citando o nome da FEMA, ao abrir a sessão, dizendo que é uma honra eles estarem lá. Esse julgamento foi histórico e é uma questão debatida em todo o Brasil. O ponto alto da viagem foi a visita ao STF, por eles terem tido a oportunidade de assistirem a esse julgamento.

Os objetivos principais da visita técnica são acadêmicos, culturais e pedagógicos. “A importância da excursão é enorme, por conta da experiência e amadurecimento como aluno e futuro profissional. A maioria, posso dizer com certeza, dos profissionais de Direito nunca tiveram uma oportunidade como essa e a FEMA propicia isso com regularidade aos alunos. Evidentemente traz um grande enriquecimento para eles. Eles projetam-se para o pós-formatura e se veem como profissionais”, enfatizou professor Gerson.

A viagem à Brasília está no calendário acadêmico do curso de Direito da FEMA e é regulamentada, ocorrendo regularmente. Isso prova a preocupação não só com o ensino teórico, mas também o prático. As vagas para as viagens são sorteadas entre os alunos, já que o número é limitado e a procura é alta.

Anualmente ainda é realizada uma outra viagem, na qual os alunos visitaram o Tribunal de Justiça em São Paulo e a Bovespa. Isso melhora muito a formação dos estudantes. “Todos os estudantes tiveram momentos de muita alegria no sentido de conhecer esses órgãos e saber o funcionamento e a importância de cada um”, finalizou o professor.