JesualdoProfessor de Direito da FEMA grava programas

O advogado Jesualdo de Almeida Junior, professor pós-doutor, apresentará cinco aulas no programa “Saber Direito Aula”, do Supremo Tribunal Federal

Por Glauciana Nunes

O professor pós-doutor Jesualdo de Almeida Junior, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), foi convidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e gravou, nesta semana, cinco participações no programa “Saber Direito Aula”, da TV Justiça, o canal de televisão do STF, que também tem uma versão digital, no Youtube.

As aulas englobaram os temas do Direito da Personalidade, como Intimidade, Privacidade, Imagem e os Limites Éticos e Jurídicos dos Tratamentos Médicos. Este último assunto é uma das especializações de Jesualdo, que inclusive tem um livro lançado com o título "Bioética – Da Principiologia à Prática – Desafios dos Limites Orçamentários". A obra analisa questões que envolvem a pós-modernidade, a partir de uma interface entre o Direito e a Medicina, e é fruto de seus estudos de pós-doutorado na Faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal, em 2016.

Para o advogado, ser convidado para gravar essas aulas para a TV Justiça é uma oportunidade única para sua carreira e também a chance de levar a qualificação dos profissionais e acadêmicos do interior para uma repercussão nacional: “Normalmente, os convidados para gravar esses programas são dos grandes centros e dessa vez eu vou levando minha bagagem no Direito e também o nome da FEMA, já que sou professor dessa instituição”, afirmou professor Jesualdo Junior.

O programa “Saber Direito Aula” apresenta cursos semanais sobre os mais diversos assuntos referentes ao Direito. A programação tem o objetivo de aprofundar o conhecimento jurídico de estudantes e profissionais da área, promover discussões de forma didática, além de esclarecer aos cidadãos sobre seus direitos, leis, Justiça e conteúdos jurídicos pouco difundidos. Os programas vão ao ar, na TV Justiça, de segunda a sexta-feira, em dois horários: às 8h30 e às 23h30. No Youtube, o canal tem o mesmo nome do programa da TV. As aulas gravadas pelo professor Jesualdo ainda não têm data prevista para ir ao ar.

Sobre o professor

Jesualdo de Almeida Junior é Pós-Doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Doutor e Mestre em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), de Bauru. Tem Graduação em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília e três pós-graduações Lato Sensu. Na docência, atua no Mestrado da Universidade de Marília, na Graduação da Toledo Prudente Centro Universitário e na FEMA, além de ministrar aulas em vários cursos de Pós-Graduação pelo Brasil.