noticiaFEMA recebe os calouros de Informática

Alunos e familiares de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas foram recebidos com uma palestra

Escrito por Glauciana Nunes

Os novos alunos e familiares dos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), foram recebidos na instituição, no dia 1º de fevereiro de 2018, com um evento de boas-vindas, dirigido pelo coordenador dos cursos, professor doutor Alex Poletto.

O evento de boas-vindas contou com uma apresentação de 10 professores das duas graduações, em sua maioria mestres e doutores, falando sobre sua formação acadêmica, a atuação no mercado e o enfoque pedagógico e prático da disciplina que ministra.

Na sequência, o professor doutor Luiz Ricardo Begosso, Coordenador do Centro de Pesquisas em Informática (CEPEIN), ministrou uma palestra sobre o mercado de trabalho. Begosso falou sobre as áreas onde os profissionais dos dois cursos podem atuar, sobre a abrangência dos postos de trabalho, salientando, inclusive, uma previsão de falta de mão de obra qualificada nos próximos anos, de acordo com uma reportagem divulgada pela TV Globo: “Nos próximos quatro anos devem faltar 750 mil profissionais capacitados em cargos de TI no Brasil”, reforçou Begosso.

Para comprovar que os profissionais formados pelos dois cursos de Informática da FEMA conseguem lugar de destaque no mercado de trabalho, foram mostrados depoimentos em áudio, de ex-alunos, que hoje ocupam espaço em empresas mundialmente renomadas, como IBM, PageSeguro UOL, TOTVS, ORACLE, dentre outras.

Na visão do coordenador dos cursos, professor doutor Alex Poletto, esse evento de boas-vindas serviu para mostrar aos novos alunos e seus familiares, que as graduações em Informática da FEMA dão uma ampla formação teórica e prática, favorecendo a inserção deles no mercado de trabalho. “Falamos das várias frentes onde os profissionais podem atuar em TI, seja trabalhando em empresas de tecnologia, empreendendo startups ou atuando no esquema homeoffice, salientamos os bons salários e a grande busca por esses profissionais. Resumindo: falamos que eles fizeram boas escolhas, matriculando-se nos cursos de informática presenciais da FEMA”, salientou Poletto.