desafio novafemaDesafio traz soluções digitais para agricultura

Equipe vencedora apresentou ideia de robô inteligente para reduzir falhas no processo de plantação de cana-de-açúcar

Escrito por Silvio Moura

Os alunos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação da FEMA participaram na quinta-feira, dia 14, de um desafio proposto pela NovAmérica, tradicional empresa da região que atua no segmento de produção de cana-de-açúcar.

O objetivo era que os estudantes desenvolvessem soluções de inovação e tecnologia para modernizar a chamada operação IUP, o índice de uniformidade de plantio, feita ainda de forma manual. A ideia veio após visita do grupo à unidade de Tarumã, SP, em outubro.

Ao todo, quatro equipes apresentaram projetos. O grupo vencedor foi o “We are all one”, formado por Lucas dos Santos Mello, Mateus Tormes Gervazioni e William Sarti José. Batizada de RILI, Robô Inteligente com Leitura de Imagens, a solução se propõe a coletar informações no campo de forma autônoma e precisa utilizando um robô, similar a um Pivô de Irrigação, estrutura usada para molhar a plantação.

Para chegar ao resultado final, os trabalhos foram avaliados por uma comissão de profissionais de TI e equipe de Agronomia da NovAmérica, além de professores de Informática da FEMA. O júri levou em conta os seguintes aspectos: aderência ao tema, inovação, melhora da experiência, relevância e qualidade da entrega.

“Todos da NovAmérica ficaram surpresos com as ideias e os protótipos apresentados”, diz o coordenador das graduações de Informática da FEMA, o professor doutor Alex Poletto. “Esse reconhecimento é importante para os nossos alunos, porque mostra o potencial que eles têm. Boas ideias sempre são bem vistas pelo mercado”.

O prêmio para a equipe primeira colocada foi de R$ 900,00. “Mais do que a premiação em dinheiro, essa parceria pode proporcionar oportunidades para nossos alunos atuarem na usina”, ressalta o professor Alex Poletto. A equipe de TI da NovAmérica conta atualmente com cerca de 60% de profissionais egressos dos cursos de Informática da fundação.

desafio novafema1Demais soluções

Além da “We are all one”, também participaram do desafio as equipes “Alpha Tec”, “Protótipo Agro” e “Rocket”.

Composto por André Luiz Buzzo, Jheimis Fernandes Marques e Jhonatas Marques, a “Alpha Tec” sugeriu um protótipo eletrônico para medição dos pontos com falha na plantação e envio de dados. O “Protótipo Agro”, de Afonso Henrique dos Santos e João Paulo Rodrigues, utilizou o framework Ionic e a base de dados Firebase para desenvolver a solução e, assim, agilizar o processo de coleta de dados. Esse foi o mesmo princípio de Carlos Roberto Rossini, Giovanni Santela Desiró e Gustavo dos Santos Diniz, do “Rocket”, também com Ionic e Firebase.

A busca por inovação no setor da agricultura foi fundamental para estabelecer a parceria entre FEMA e NovAmérica. A expectativa é que essa união se mantenha para os próximos anos e envolva ainda mais alunos da instituição.