Quimica casa contiEstudantes fazem tour pela Casa de Conti

Visita técnica proporciona conhecimento prático e reforça conteúdo teórico

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

No início de novembro, os alunos de 1º e 2º ano de Química Industrial conheceram a Cervejaria Conti, um das unidades fabris da Casa di Conti, em Cândido Mota, SP. A atividade integra o programa de visitas técnicas que a graduação promove frequentemente.

O grupo, acompanhado pelo professor Alexandre Mazalli e representantes da Conti, teve a oportunidade de aprender in loco os detalhes de operação da empresa e percorrer toda a planta, da recepção e controle das matérias-primas aos processos fabris, como a fermentação, envase, rotulagem e laboratório.

O elevado grau de automação e organização, com estrutura e tecnologia de ponta, chamou a atenção dos estudantes. Além disso, outro destaque foi o controle de qualidade aplicado ao processo de fabricação de bebidas (cervejas e refrigerantes), que utiliza os melhores padrões internacionais.

A Casa di Conti é um parque industrial com uma área de 135 mil metros quadrados e considerada umas das mais modernas da América Latina. Inaugurada em 1947 para produção de diferentes tipos de bebidas, teve na sua linha de vinhos aromatizados Contini grande projeção nacional a partir dos anos 80. O vermute é líder de vendas no segmento com 32% de participação desse mercado.

Em 2001, surgiu a Cervejaria Conti, que comercializa atualmente as cervejas Conti Bier, Conti Malzbier, Samba, 1500 Puro Malte, Zero Grau Conti, Burguesa e o Chopp Conti. A Casa Di Conti conta ainda com uma linha de refrigerantes e energéticos.

Atividades de imersão são importantes para os alunos, avalia a professora Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química Industrial da FEMA. “A visita técnica proporciona aos alunos um conhecimento prático que complementa e reforça a teoria fundamental para a formação e atuação de um profissional da área química”.