noticia12Informática da FEMA é destaque no SWAssis

Alunos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação participaram das equipes vencedoras

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

A Informática da FEMA foi um dos grandes destaques da primeira edição do Startup Weekend Assis. Estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação participaram das três equipes premiadas.

O grande vencedor foi o ChatBus, aplicativo voltado aos usuários de ônibus para analisar o serviço do transporte coletivo. O grupo que desenvolveu esse projeto contou com cinco alunos da Informática: André Luiz Santiago Cavaleiro, Gabriel Batistela Berto, Gustavo dos Santos Diniz, Mateus Tormes Gervazioni e William Sarti José.

ConsuFácil foi o segundo colocado. A proposta do app é uma plataforma para agendamento de consultas e exames que integra paciente e médico. Os alunos Giovanni Santela Desiró, Guilherme Henrique Gibim de Mello, Pedro Henrique Ravagnani Pintar e Rafael Figueiredo Zanetti trabalharam no projeto.

O pódio do SWAssis teve ainda a Scar, aplicativo para motoristas que precisam de reparos emergenciais e para oficinas que buscam atender a esse público. O time teve participação de Addam Cauê Peres Rafacho, Carlos Roberto Rossini Junior e Pedro Luiz Foganholi, estudantes da FEMA.

Para o professor doutor Alex Poletto, coordenador das graduações de Informática da instituição, o resultado mostra a qualidade dos cursos. “Um dos nossos grandes diferenciais é que nossas graduações são presenciais. Para área de exatas, além da teoria, é fundamental acompanharmos a evolução dos alunos por meio de atividades práticas”.

Além disso, ressalta Poletto, a estrutura laboratorial e a experiência dos professores são compromissos permanentes da coordenadoria na formação dos alunos. “Nosso corpo docente tem 85% de mestres e doutores. Temos laboratórios de prática exclusivos, sem falar nas diversas parcerias com empresas de TI. Tudo isso favorece a formação do aluno e à rápida inserção no mercado de trabalho”.

SW no mundo

Fundado nos Estados Unidos, o Startup Weekend nasceu da reunião de 70 empreendedores que tiveram o desafio de criar uma startup em único final de semana. O formato se popularizou e, atualmente, a Techstars, mantenedora e financiadora, realiza o projeto. Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países.

Famosas empresas surgiram por meio das startups, a maior parte da área da tecnologia, como Facebook, Uber, e Spotify, no mundo, Easy (antes Easy Taxy), ClickBus e iFood, no Brasil.

O evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo aconteceu pela primeira vez em Assis. A FEMA foi a instituição escolhida para sediar o SWAssis que, com o apoio de diversas empresas e colaboradores, aconteceu de 20 a 22 de outubro.

SWAssis Vencedores