FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

startup noticiaEntenda o que é. Saiba como participar

Evento mundial de inovação e empreendedorismo será em outubro na FEMA

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Em outubro, pela primeira vez, Assis será protagonista de um dos eventos de inovação e empreendedorismo mais importantes do mundo, o Startup Weekend. O lançamento oficial aconteceu na noite de sexta-feira, dia 25, na Câmara Municipal.

“É uma metodologia para fomentar ideias e aproximar os idealizadores de potenciais investidores”, explica Marcelo Arruda, empreendedor e um dos organizadores. “Estamos criando um ambiente colaborativo para o que os negócios possam acontecer”.

Fundado nos Estados Unidos, o Startup Weekend surgiu da reunião de 70 empreendedores que tiveram o desafio de criar uma startup em único final de semana. O formato se popularizou e, atualmente, a Techstars, mantenedora e financiadora do projeto, realiza o Startup Weekend. Em 10 anos, cerca de 3 mil eventos aconteceram mundialmente, em mais de 150 países.

Startups são pequenas empresas recém-criadas, a maior parte delas da área da tecnologia, e que ainda estão se desenvolvendo. Facebook, Uber, Airbnb e Spotify, no mundo, Easy (antes Easy Taxy), Buscapé, ClickBus e iFood, no Brasil, são alguns casos de sucesso nascidos a partir desse formato.

Durante o lançamento da edição assisense do Startup Weekend, que contou com a presença de empreendedores, estudantes e empresários locais, foi confirmado que a FEMA, Fundação Educacional do Município de Assis, vai sediar o evento, nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

“Vamos abrir nosso espaço, um ambiente democrático, para fazer com que essa sinergia de conexão de ideias, de negócios aconteça”, diz o presidente da FEMA, Arildo Almeida. “O empreendedorismo nasce ao conectarmos pessoas. Quem faz acontecer são as pessoas”.

“Somos uma instituição educacional. Aqui, temos cursos nas áreas de Informática, Comunicação, Administração, ligados diretamente à questão da inovação”, ressalta o diretor da FEMA, Eduardo Vella. “Receber o evento contribui tanto com a cidade quanto com nosso estudante, que terá essa troca de experiências em um ambiente empreendedor”.

As inscrições para a primeira edição do Startup Weekend em Assis já estão abertas. Podem participar todas as pessoas que tiverem uma boa ideia e que possa ser colocada em prática. O Sympla (www.sympla.com.br), que aliás também começou como startup, é a plataforma oficial onde estão sendo feitas as inscrições.

Ao todo, 80 vagas são oferecidas. Os primeiros 60 inscritos pagam uma taxa de R$ 100; para as 20 últimas inscrições o valor é de R$ 150. Cada um dos inscritos ganhará um kit com caneta, camiseta, além de ter direito à alimentação, que inclui café da manhã, almoço e jantar nos três dias de evento.

Startup Weekend – Como funciona?

O Startup Weekend é uma maratona de inovação e empreendedorismo. Durante 54 horas seguidas, o desafio é transformar ideias inovadoras em projetos viáveis. Em Assis, vai acontecer na FEMA, dias 20, 21 e 22 de outubro.

O primeiro dia é o “pitch”. O inscrito terá 60 segundos para mostrar sua ideia. É uma apresentação breve que deve identificar o problema, dizer o porquê e de que forma o produto/ideia resolverá esse problema.

Após o “pitch”, as ideias vão à votação entre os próprios participantes. As mais bem classificadas (entre 8 ou 10 ideias) serão trabalhadas em grupos formados pelo criador da ideia e os participantes das demais ideias que ficaram de fora da classificação final.

No segundo dia começa o desenvolvimento dos projetos. Os grupos criam os modelos, realizam pesquisas, fazem validação. Nesta fase, há o apoio de mentores que auxiliam e dão dicas às equipes. Estão confirmados até o momento para o Startup Weekend Assis representantes da Embraer e do Founder Institute.

No último dia, os times apresentam os projetos para um júri qualificado, com empresários, empreendedores e investidores. Os melhores trabalhos serão escolhidos e premiados pela organização.

Mais informações sobre o evento estão na página Startup Weekend Assis, no Facebook, e também no site da FEMA, www.fema.edu.br.

 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top