FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

saude familiaÓrgão aprova projeto da Medicina da FEMA

Proposta é construir 40 consultórios nas unidades de atendimento de Assis

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Na quarta-feira, dia 15 de março, o Conselho Municipal de Saúde aprovou projeto da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA para construção de consultórios anexos às unidades de saúde da cidade.

A proposta, apresentada em fevereiro a Prefeitura e a Câmara Municipal, é que 40 salas sejam erguidas, serão 5 consultórios em cada uma das 8 unidades selecionadas. A expectativa é que os ambientes sejam inaugurados em fevereiro de 2018.

O atendimento nesses novos espaços será realizado por alunos do terceiro ano de Medicina da FEMA e terá supervisão dos professores da faculdade. Essa iniciativa segue proposta acadêmica de uma formação humanizada.

“É muito importante que o estudante da área da saúde esteja onde o paciente está”, diz o doutor Jairo César dos Reis, coordenador do curso de Medicina. “O aluno tem um aprendizado dentro dos padrões das ESFs, das UBSs, dentro dos programas governamentais”.

Para Eduardo Vella, diretor da FEMA, levar os estudantes às regiões necessitadas é um grande diferencial. “Ao invés de construirmos os consultórios na FEMA, vamos fazer nas unidades. A população continuará sendo atendida onde já está habituada e com mais qualidade do serviço prestado”.

Com esse projeto, a instituição também contribuirá na atualização profissional de quem já atua nas unidades, explica Jairo César dos Reis. “Nossa missão, além de ensinar os alunos, é promover uma capacitação do ambiente de trabalho. Entidade de ensino que não estiver a serviço da comunidade, não tem razão de existir”.

O presidente do Conselho Curador da Fundação Educacional do Município de Assis, o arquiteto Arildo José de Almeida, ressalta a origem da instituição. “O DNA da FEMA é público. Ela nasce de uma vontade pública. É importante, então, retornar toda essa vontade para quem nos trouxe ao patamar atual. Estamos elevando a qualidade do ensino e, com a Medicina, melhorando o serviço de saúde do município”. 

A aprovação do Conselho Municipal de Saúde é o primeiro passo até a execução das obras. Agora, a proposta precisa do aval da Câmara de Vereadores para que a fase licitatória seja aberta e as construções iniciadas.

Faculdade de Medicina

A graduação em Medicina na FEMA é a primeira de Assis e região. O curso começou em 2016 e promove conceitos importantes de universalização do atendimento e de acesso à saúde interligado com o sistema de saúde local.

A linha pedagógica é baseada nas chamadas metodologias ativas. O formato é caracterizado por estratégias que envolvem o Aprendizado Baseado em Problemas (PBL), em Equipes (TBL), a Problematização e a Tutoria nas Habilidades.

Alunos e professores contam com uma ampla estrutura dentro da instituição. A principal delas é o Laboratório de Práticas em Ciências da Saúde Professor Doutor Ulysses Telles Guariba Netto, com tecnologia de ponta.

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top