FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

Camolesi Fabri Diomara ElianeMestrado de professora da FEMA aprovado

Trabalho usa HQs para especificação de requisitos de software

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

A Fundação Educacional do Município de Assis segue estimulando e ampliando a qualificação de seu corpo docente. Agora, foi a vez da professora Diomara Martins Reigato Barros que teve sua dissertação de Mestrado aprovada.

“Meu trabalho vem no sentido de resolver lacunas na especificação de requisitos, de melhorar a comunicação entre cliente e desenvolvedor. É uma nova opção de documentação, sem substituir as formas tradicionais”, diz, referindo-se à sua pesquisa “A utilização de HQs na especificação de requisitos de software”.

Exemplo EspecificaçãodeRequisitoPara especificar requisitos, explica a professora, existem diversas formas de diagramas, porém nem sempre de fácil compreensão. “O cliente tem dificuldade de entender a linguagem por diagramas. A linguagem de HQ é mais fácil, mais acessível. É possível colocar detalhes, descrever ambientes”.

Orientada pelo professor doutor José Augusto Fabri, Diomara Barros realizou um trabalho de amplas pesquisas e testes com clientes. A professora, formada na própria FEMA, criou também uma gramática específica para analisar sintaticamente a linguagem utilizada nas histórias em quadrinhos.

Além disso, a profissional formatou um guia norteador para criação das HQs. “Não é somente colocar a historinha. O tema deve ser muito claro, os personagens definidos, o ambiente em que acontece e a problematização. O guia tem três atos: situar, problematizar e solucionar”.

A avaliação do trabalho aconteceu no dia 23 de janeiro, na Universidade Federal de Cornélio Procópio, a UTFPR, em banca formada pela professora doutora Eliane Galvão, da Unesp, e pelo professor doutor Almir Camolesi, da FEMA.

Diomara Barros atua no CEPEIN, o Centro de Pesquisas em Informática da FEMA, e leciona nos cursos de Ciências da Computação, Administração, Enfermagem e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top