Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

semana info1Semana falou de carreiras na área da TI

A 27ª edição apresentou palestras, minicursos e encontros com ex-alunos

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A Semana de Informática, a mais antiga das semanas acadêmicas da Fema, aconteceu entre os dias 26 e 30 de setembro. Diversas atividades foram desenvolvidas, entre palestras e minicursos, para discutir o tema central “Carreira e Oportunidades em Tecnologia da Informação”.

A abertura, com participação do diretor da Fema/Imesa, Eduardo Vella, trouxe o coach Douglas Gouveia, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fema em 2002, que falou sobre “Como construir uma carreira de sucesso?”

“Contei um pouco da carreira em TI, como funciona o mercado, expectativa salarial. E, mais do que isso, destaquei o quanto a autoconfiança, a inteligência emocional é determinante para o sucesso”, diz Gouveia, que também atua como consultor ERP e é autor do livro “Corrida da Vida”.

Outra palestra ocorreu na quinta-feira, 29. Fábio Velloso, professor na UFScar e diretor do grupo SouJava, apresentou “Java, Ecossistema, Inovação e Oportunidades”. Trabalhando com Java há 20 anos, o profissional fez uma visão geral sobre esse mercado.

semana info3“Projetei o mercado de Java para os alunos, trazendo uma perspectiva atual da plataforma, o quanto a colaboração na comunidade é forte, e as oportunidades oferecidas em áreas como Big Data, Cloud Computing e Microsserviços”, explica o palestrante.

Na terça e quarta-feira foram realizados os minicursos nas salas do Laboratório de Informática. O objetivo é transmitir conhecimento e aprimorar recursos tecnológicos dos participantes por meio de ferramentas diversas e de linguagens de desenvolvimento de software.

Uma dos treinamentos foi Arduino e Processing, principal placa computacional utilizada na prototipação de projetos eletrônico-digitais, também em áreas como Internet das Coisas (em inglês, Internet of Things ou IoT) e em ambientes inteligentes.

Festival de Inovação, Prêmio ADA e Mesa-Redonda

A 27ª Semana de Informática da Fema organizou ainda o Festival de Inovação e o Prêmio ADA. O festival trabalha o espírito empreendedor dos alunos que desenvolvem ideias sobre produtos e serviços associados à área de Informática. Os projetos mostrados foram o Infolancer, voltado aos profissionais freelancers; o LinkAgro, no setor agrícola; e o Loca Sport, para estimular a prática esportiva.

Já o Prêmio Ada Byron King de Programação, ADA, em sua quarta edição, reuniu estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação. “Além da competição, o prêmio também busca o aprimoramento de requisitos cobrados no mercado de trabalho, como raciocínio lógico rápido, construção de soluções criativas e trabalho em equipe”, explica o professor mestre Guilherme de Cleva Farto, coordenador do prêmio.

semana info2semana info4O evento é uma homenagem à matemática Ada Byron King (1815-1852), reconhecida principalmente como a criadora do primeiro algoritmo a ser processado pela máquina analítica de Charles Babbage (1791-1871). A Condessa de Lovelace estava tão à frente de seu tempo que as primeiras máquinas surgiram quase um século depois.

A semana terminou com uma Mesa Redonda com ex-alunos, no Victoria Hall, na sexta-feira, 30. Os egressos Fábio Luis Fujii Silveira, Luciano Henrique Ruz, Guilherme Rolim Anobile, Giovana Lazaro Amendola, Felipe Fernandes da Silva e Higor Fortunato de Góes Oliveira compartilharam sua experiência profissional e a importância da Fema na projeção da carreira. Na sequencia, alunos, professores e convidados participaram da festa de encerramento.

 

MAIS FOTOS

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top