FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

adm éberPalestras movimentam o curso da Fema

Éber Feltrim e Leonardo de Gênova compartilham seus conhecimentos

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

A Coordenadoria de Estudos Gerenciais trouxe no início da semana passada duas palestras para os alunos do curso de Administração da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema.

Na segunda-feira, dia 29, o convidado foi o gestor e consultor de negócios Éber Feltrim, da SIS Consultoria, empresa sediada em Assis. O tema do encontro foi “A Importância do Planejamento Estratégico”.

“O Feltrim deu dicas de como estruturar a vida pessoal e profissional, destacando a importância do jovem em se planejar, se organizar para realizar seus sonhos. Ter em mente um projeto de vida”, explica a professora Daniele Camargo, coordenadora do FemaJR, que acompanhou a palestra oferecida aos alunos do segundo e terceiro ano de Administração.

Além de consultor, Feltrim também atua como professor nos cursos de Administração de Empresas Centro Hermes-FGV, em Marília, Odontologia na FUNORP-USP, em Ribeirão Preto, e no MBA em Controladoria de Empresas na UNIP, campus Assis. “Essa experiência docente foi positiva porque houve uma interação muito legal com os alunos. Agradeço a parceria e disponibilidade do Éber”, diz Daniele Camargo. 

Na noite seguinte, os estudantes do segundo ano voltaram ao anfiteatro, dessa vez para ver a apresentação do professor mestre Leonardo de Gênova, que integra o corpo docente da Fema, sobre “Marcas e Patentes”.

adm genovaO doutor de Gênova explicou a diferença conceitual de cada um dos termos, conta o professor mestre João Carlos da Silva, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. “Há certa confusão entre o que é Marca e o que é Patente”

Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Por sua vez, Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade aos inventores.

O professor de Gênova destacou alguns exemplos, como a Coca-Cola. Ele lembrou que a empresa tem apenas registrada a sua marca, e não a patente, isso porque ao solicitar a patente o inventor é obrigado a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria, no caso da Coca-Cola, sua fórmula.

O tema da palestra é uma forma de preparar os alunos para o Ciclo Mercadológico, lembra o professor João Carlos. “É importante que o aluno perceba que ele pode patentear uma ideia inovadora. Se essa ideia surgir no Ciclo, é o momento ideal para ele fazer isso”.

O coordenador ressaltou ainda a importância de oferecer palestras, workshops e demais eventos para os estudantes. “Ao trazermos profissionais atuantes no mercado, isso se torna um referencial para nossos alunos. Saímos um pouco da aula tradicional, que também é fundamental, e mostramos como os conceitos teóricos funcionam na prática”.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top