Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

palestra info1Profissional da IBM fala sobre Big Data

Juliano Martins, formado na Fema, é especialista no estudo de software livre

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Na terça-feira, dia 16 de agosto, estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciência da Computação da Fema acompanharam palestra com o ex-aluno Juliano Martins, atualmente profissional da IBM. O tema do bate-papo foi “Introdução a Big Data e Apache Solr”.

Big Data é a forma de manipular um imenso volume de dados, oriundos das mais variadas fontes, tais como redes sociais, sistemas convencionais, dentre outras, em alta velocidade de processamento e resposta. “Big Data pode ser considera uma tecnologia que estrutura esses dados e auxilia, dentre outras infinitas possibilidades, a tomada de decisões estratégicas de uma empresa”, explica.

A conversa com as turmas de Informática da Fema lotou o anfiteatro e seu espaço externo. Os alunos puderam conhecer também o Apache Solr, software livre da Apache utilizado para indexação e busca de dados.palestra info2

Essa é segunda passagem de Juliano Martins na Fema neste ano. Em abril, o profissional participou do Flisol, o Festival latino-americano de Instalação de Software Livre, com a palestra “O que o software livre pode fazer pela sua carreira?”

O software livre é um caminho sem volta, destaca. “Isso não veio para acabar com o mercado. Ele gerou um movimento que forçou gigantes do setor a também criar versões livres”. Ainda segundo Martins, quem se beneficiou com essa nova realidade foram as pequenas e médias empresas. “Elas podem ‘rodar’ um banco de dados de graça. O software livre proveu ferramenta para essas empresas.”

Juliano Martins se formou na Fema no final dos anos 90. Durante a graduação, passou a ter mais contato com bancos de dados e desenvolveu sua carreira a partir dessa área. “O professor Alex Poletto foi essencial naquela época. Ele me mostrou que a área que eu já gostava era bastante promissora”. Além disso, afirma, que o estágio no Cepein, o Centro de Pesquisas em Informática, contribuiu muito na sua formação.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top