Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

java guilhermeProfessor ministra treinamento em Java

Estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação participaram da aula

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

 

Nos dias 05, 12 e 19 de março, o professor Guilherme de Cleva Farto realizou um treinamento em Java básico e Orientação a Objetos para 22 alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) da Fundação Educacional do Munícipio de Assis - Fema.

O treinamento, que contempla 12 horas, teve como objetivo introduzir a plataforma Java, explorando a sintaxe da linguagem de programação, bem como os recursos básicos da tecnologia. Dessa forma, alunos com pouca e nenhuma experiência puderam receber uma base fundamental para os primeiros passos em Java.

Além disso, o treinamento também abordou os conceitos de Orientação a Objetos, paradigma fortemente utilizado no ambiente corporativo que assegura melhorias na maneira de se desenvolver aplicações Desktop, Web e baseadas em mobilidade como Google Android. Como vantagens, destacam-se características como melhor coesão e acoplamento no desenvolvimento de software, padronização de código fonte e melhorias na definição arquitetural dos projetos, neste caso, em Java.

Cleva Farto destaca a participação dos alunos da Fema e o interesse deles em buscar novos conhecimentos em tecnologias adotadas pelo mercado de trabalho, mesmo no início da formação acadêmica e profissional dada pela instituição. “Os alunos participaram de aulas teóricas, porém o foco maior foi o desenvolvimento prático de projetos em Java. Assim, além dos conceitos iniciais, os participantes puderam atuar, na prática, com a construção de diversos projetos básicos, porém essenciais para adquirirem conhecimentos e experiências”.

O treinamento também contou com a colaboração de Tamires Alves da Silva, desenvolvedora de sistemas Java que atuou como instrutora.

Novos treinamentos serão realizados ao longo de 2016 com foco nas plataformas Java, Google Android e Arduino. Os interessados em receber novidades devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto “Divulgação Treinamentos Fema”.

O professor Guilherme é graduado em Ciência da Computação pela Fema, pós-graduado em Engenharia de Componentes Java pela TNT/FIO e mestre em Computação Aplicada pela UTFPR. Atua profissionalmente como analista de sistemas na TOTVS. Possui experiência em Ciência da Computação, principalmente nos seguintes temas: Java, Google Android, SOA/ROA, Web Services, Cloud Computing, Internet of Things e Engenharia de Software Baseada em Componentes.

 

    

LEIA MAIS NOTÍCIAS

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top