Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA Alegria site

FEMA + Alegria realiza ações em asilos de Assis

Projeto da FEMA visa humanizar os ambientes com atividades ludo-interativas e reforçar o compromisso da FEMA com a comunidade, promovendo a compreensão dos valores humanos, afetivos e emocionais nos participantes

 

 

 

 

 

O FEMA + Alegria, projeto de extensão da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), tem realizado diversas visitas aos locais de longa permanência (asilos) da cidade. Iniciado em junho deste ano, o projeto é inspirado no MadAlegria, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e visa humanizar os ambientes por meio de trabalhos multidisciplinares e de sensibilização dos envolvidos, com atividades ludo-interativas de acolhimento, empatia, humanização e resiliência.

 

Atualmente, o projeto conta com a participação de 11 estudantes, dos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Medicina, que se caracterizam como personagens e utilizam a arte do palhaço para criarem as interações durante as visitas quinzenais, que acontecem às tardes de sábado.

 

FEMA Alegria 2 

 

De acordo com a coordenadora do FEMA + Alegria, professora Ma. Maria Beatriz Alonso do Nascimento, o projeto está atendendo, primeiramente, os internos dos três asilos de Assis: Lar dos Velhos, da Sociedade São Vicente de Paulo e Associação Abrigo a Idosos. “Quando iniciamos, na metade deste ano, decidimos atender primeiro os idosos que estão nos asilos, e nossa expectativa está sendo superada, desde então, porque fomos bem recepcionados neles todos”, comenta. A professora conta que a maioria dos internos que recebem o projeto, ficam extremamente animados e se engajam com as atividades que o grupo propõe. “É bastante divertido estar junto aos internos, e ver o quanto eles gostam de se integrar com as estudantes. Eles se engajam bastante com as danças, a música e as brincadeiras como um todo, e é perceptível o quanto isso tem feito diferença na vida de todos eles para melhor, e de todos nós do grupo também”, relata.

 

A integração citada pela professora Maria Beatriz também acontece internamente, entre as estudantes que compõem o projeto. Segundo o também coordenador do projeto, professor Jairo da Silva, já se percebe que as estudantes estão criando uma amizade e um companheirismo, através da realização dessas atividades. “É interessante perceber o quanto o projeto está sendo importante para todo o grupo de estudantes também, e para nós, professores. Além das visitas quinzenais, realizamos reuniões para organização das atividades, criação dos personagens e avaliação dos trabalhos desenvolvidos. Tudo isso é necessário, pois realizamos um projeto de cunho científico cujo objetivo é possibilitar a integração e a humanização dos envolvidos, considerando ambas as partes: os estudantes que participam e os assistidos pelos asilos. Por conta dessa convivência, percebemos que o projeto está aproximando e integrando estudantes de cursos que, em uma rotina de aula normal, provavelmente não teriam contato e não criariam laços. Além disso, a integração entre as estudantes e nós, professores, também tem ficado cada vez maior. Então, hoje não tem diferença se uma aluna faz Medicina, Contábeis, ou Direito. Todas nós estamos integrados”, destaca Jairo.

 

 FEMA Alegria 3

 

Núbia Leticia da Silva Santos, estudante do terceiro ano de Ciências Contábeis, conta que a experiência de fazer parte do projeto é única, e que todas as suas expectativas foram superadas. “Eu nunca tinha feito parte de nenhum projeto social, mas, sempre quis. Inclusive, quando o FEMA + Alegria foi divulgado, eu e uma amiga tínhamos acabado de comentar sobre procurar um projeto para participar. Então, é muito gratificante fazer parte de tudo isso, sempre vamos na intenção de acolher e deixar, com as pessoas que visitamos, toda a admiração e carinho, mas também sempre somos recebidos com alegria, entusiasmo e muito carisma, e nunca ouvimos nenhuma reclamação dos internos, mesmo sabendo a situação de cada um. Esse projeto proporciona vida e mais vontade de viver, por isso sou muito grata pela experiência”, declara.

 

Questionada sobre o momento mais memorável de todas as visitas realizadas até agora, a estudante do curso de Medicina, Amanda Tatakihara, menciona que é dificil escolher só uma. “Cada visita é única, mas penso que um momento bastante emocionante aconteceu na última visita que fizemos. Havia uma senhora que gosta muito de ‘prosear’, e durante a conversa ela disse que não recebe muita visita de seus familiares, e que nós estarmos lá era uma grande alegria para ela. Os olhos dela encheram de lágrimas, e não tem como não se comover! Nós a abraçamos e ela começou a contar sobre a terrinha de onde ela veio. Eu escolho essa memória porque acredito que faz aflorar nosso lado humano, nos ensina a escutar, enxergar a fragilidade do outro, além de nos fazer refletir sobre a vida, e o que estamos fazendo com e por ela”, externa Amanda.

 

FEMA Alegria 4

 

O FEMA + Alegria é um projeto cujo objetivo é reforçar o compromisso humano e profissional que a FEMA tem com a comunidade, que é preparar os estudantes para o mercado de trabalho, mas também despertar neles uma compreensão a respeito de valores humanos, afetivos e emocionais que permeiam a vida de cada pessoa.

 

Apesar de estar atendendo aos asilos agora, o projeto planeja trabalhar com outras instituições futuramente. Por isso a professora Maria Beatriz reforça que todos os estudantes, de todos os cursos da FEMA, podem participar do FEMA + Alegria: “Se você é estudante da FEMA, e deseja fazer parte do projeto, basta entrar em contato comigo ou com o professor Jairo”, finaliza a professora.

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top