Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

FEMA HRSorocaba site 1

Curso tem parceria com HR de Sorocaba

Hospital Regional de Sorocaba foi reconhecido como o 15º melhor hospital público em 2022; estudantes de Medicina podem realizar estágio optativo no hospital através da parceria

 

 

 

 

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” foi reconhecido como um dos melhores hospitais públicos em 2022, em certificação à eficiência, boa avaliação de seus usuários e por oferecer qualidade e segurança aos seus pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição é administrada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e nutre uma parceria com a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA).

 

Segundo o coordenador do curso de Medicina da FEMA, professor Dr. Jairo Cesar dos Reis, o hospital foi inaugurado em 2017 e desde 2020 mantém um convênio com a FEMA, onde os estudantes do sexto ano do curso têm a possibilidade de realizar um estágio optativo de pelo menos cinco semanas. Durante o ano, ao menos 80 estudantes de Medicina da FEMA passam pelo hospital “Dr. Adib Domingos Jatene”.

 

Dr. Jairo complementa dizendo que, para ele, é uma questão de muita alegria ter os estudantes da FEMA fazendo parte disso e tendo a oportunidade de aplicar o que aprendem, em sala de aula, em um hospital de ponta como o Hospital Regional de Sorocaba. “O ‘Dr. Adib Domingos Jatene’ é um hospital de alta complexidade, que proporciona, aos estudantes, a vivência de situações que, muitas vezes, não encontramos em outros hospitais. É um hospital de robótica, com uma tecnologia de ponta, e esse reconhecimento do Ministério da Saúde para um hospital público tão jovem, reforça ainda mais a competência e a qualidade do hospital, que consequentemente impacta no ensino de nossos alunos durante o estágio. Presenciar um lugar público com uma resolutividade alta, e ser parte integrante de um sistema onde a maioria dos responsáveis pelos serviços são professores de faculdades, com certeza agrega bastante ao nosso estudante”, comenta o coordenador.

 

FEMA HRSorocaba site 2 

 

O professor responsável pelo estágio dos estudantes de Medicina da FEMA no hospital, Me. Adriano Chiereghin, conta que é uma alegria fazer parte de um hospital reconhecido como um dos melhores hospitais públicos do país, porque esse reconhecimento evidencia que a instituição está no caminho certo, oferecendo um atendimento realmente diferenciado e com qualidade. “Quando escolhemos atuar na área da saúde, assumimos uma responsabilidade que é sobre o bem maior das pessoas: sua vida e sua saúde. Então, temos que sempre buscar oferecer o que há de melhor, as melhores condições, seja de conhecimento técnico, de estrutura; tudo que for possível ao nosso alcance para entregar o melhor às pessoas que estão confiando em nosso trabalho. Receber esse título nos faz entender que estamos no caminho certo, que estamos oferecendo algo realmente diferente e de qualidade, assim como deve ser. A alegria é imensa, e nos estimula a seguir nesse mesmo caminho, sempre buscando aprimorar”, relata.

 

De acordo com Adriano, a vivência dos estudantes no estágio em um hospital como o Regional de Sorocaba reflete em diversas esferas da vida, afinal eles têm a oportunidade de conhecer um hospital de maior porte, que apesar de jovem já figura entre os principais do país no âmbito da gestão pública. “O mais importante, que sempre reforço com eles, é observar como é possível fazer bem feito dentro do SUS, se tivermos pessoas comprometidas. Eles saírem do estágio com essa percepção, para mim, é muito importante, pois vai refletir no dia a dia deles como profissionais médicos e como pessoas também, e podem replicar isso na vida deles, tornando-se um ciclo virtuoso de boas práticas”, completa.

 

O Hospital Regional de Sorocaba “Dr. Adib Domingos Jatene” atende adultos e crianças totalmente pelo SUS, 24 horas, e oferece 260 leitos, dos quais 144 de internação, 96 de UTI e 20 de cirurgia ambulatorial, além de um ambulatório de especialidades médicas e o setor de urgência e emergência.

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top