Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA parceria fisio

Cursos iniciam parceria interdisciplinar

Ainda em fase inicial, a parceria é possível por meio do TCC da estudante Adrianni Desiró, que pretende criar órteses e próteses na impressora 3D, para pacientes da Fisioterapia

 

 

 

 

Os cursos de Informática e Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) estão iniciando uma parceria interdisciplinar que visa construir órteses em impressora 3D, para atender necessidades de pacientes. Ainda em fase inicial, a parceria é possível por meio do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante Adrianni Desiró, do terceiro ano de Ciência da Computação. O projeto, orientado pelo professor Célio Desiró, pretende estudar como criar as peças na impressora 3D conforme a necessidade de cada paciente.

 

Segundo a coordenadora da graduação em Fisioterapia da FEMA, professora Ma. Maria Eulália Baleotti, o trabalho será um complemento para o projeto iniciado pela coordenação do curso de professora Dra. Cássia Regina Saade Pacheco, em janeiro de 2022, que constrói recursos de tecnologia assistiva com materiais recicláveis. “Este trabalho funcionará a partir da prática supervisionada em Neurologia, do quarto ano do curso, que presta auxílio em domicílio para pacientes acamados. Nesse estágio são realizadas visitas à casa dos pacientes, para que os estudantes entendam as necessidades e indiquem a órtese do paciente. A diferença é que, agora, ao invés de construirmos o recurso, levaremos para os cursos de Informática, para diagramação do molde e fabricação na impressora 3D”, conta Maria Eulália.

 

A professora complementa dizendo que, essa primeira órtese ser um projeto de iniciação científica de um curso de tecnologia da informação, a partir de um problema de saúde, reforça que o futuro é a prática colaborativa. “Todo mundo tem algo para acrescentar, para que soluções para os problemas sejam encontradas. Por isso, apesar de o TCC ainda estar em fase inicial, a expectativa é que existam, cada vez mais, outros projetos interdisciplinares dentro do campus; seja dos cursos de saúde com os cursos de Informática, ou entre outros cursos também”, finaliza.

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top