Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

Enfermagem HRA site

Curso da FEMA promove capacitação no HRA

Treinamento foi realizado ao longo de três dias, e conduzido pelas professoras doutoras Rosângela Gonçalves e Talita Caldeirão, em conjunto com os estudantes do quinto ano do curso

 

 

 

 

Entre os dias 7 e 9 de novembro, a coordenação da graduação em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em parceria com o Hospital Regional de Assis (HRA), esteve na unidade hospitalar realizando uma série de capacitações com os funcionários, abordando temas como “Biossegurança e Práticas Seguras no Ambiente Hospitalar”. O treinamento celebra uma parceria de longa data entre a FEMA e o Hospital Regional.

 

De acordo com a coordenadora do curso, a professora Dra. Caroline Lourenço de Almeida, cerca de 30 funcionários participaram dos treinamentos promovidos pelas professoras Dra. Rosângela Gonçalves da Silva e Dra. Talita Domingues Caldeirão, em conjunto com os estudantes do quinto ano de Enfermagem. “A capacitação contou com o método ativo de aprendizagem, tornando o conhecimento mais interativo e dinâmico”, contou Caroline.

 

Segundo a professora Dra. Talita Caldeirão, os treinamentos abordaram assuntos como risco ocupacionais e outros elementos da Norma Regulamentadora n.º 32. “Ao longo destes três dias de capacitação, nós levantamos uma reflexão a respeito da importância do uso de equipamento individual de proteção, que são os EPI, fundamentais durante a pandemia e que, muitas vezes, serviram de proteção não apenas para os funcionários, mas também para as pessoas que estavam sendo atendidas. Abordamos também o uso inadequado de adornos no ambiente hospitalar, o cuidado com materiais perfurocortantes e o uso de máscaras respiratórias. Então, na minha avaliação, foram encontros muito positivos em que os dois lados saíram aprendendo coisas novas”, ponderou Caldeirão.

 

O método utilizado durante as capacitações é baseado em equipes e, apesar dessa prática ter crescido mais nos últimos anos, o Team-Based Learning (TBL ou, na tradução, Aprendizagem Baseada em Equipes) é uma estratégia pedagógica que surgiu ainda nos anos 70 e tem como principal objetivo melhorar o ensino por meio do aprendizado em conjunto. “Nós fizemos uma espécie de game de perguntas e respostas que visou promover uma reflexão a respeito da segurança do trabalhador da área da saúde e, também, foi uma ótima oportunidade de trocar saberes e de estabelecer uma dinâmica entre os estudantes e os profissionais da área, o que é muito importante para que a saúde esteja sempre o mais atualizada possível”, disse a professora Talita.

 

A professora Caroline destacou, também, que o método promovido pelo treinamento feito pela equipe de Enfermagem da FEMA para os funcionários do HRA, é também uma estratégia que visa potencializar a aprendizagem por meio da interação entre os estudantes. “Ou seja, o professor não só transmite conteúdos e atividades para a turma, mas também estimula os estudantes a aplicarem os conhecimentos e solucionar problemas juntos. Dessa forma, a aprendizagem é transmitida de maneira ativa, conceitual e prática”, finalizou.

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top