Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

PUBLICIDADE

Estudantes realizam atividade no Avenida Max

Leia mais

FRAGILIDADE EM IDOSOS

Estudantes promovem ação sobre o tema

Leia mais

ISMA site

Alunas publicam trabalhos em Congresso

 

Os trabalhos das estudantes de Medicina e Fisioterapia são frutos de Projetos de Iniciação Científica (PIC) e tiveram a orientação dos professores Daniel Augusto da Silva e Danielle Cristina Ferrarezi

 

As alunas Ana Clara Rigueto Lisboa de Domênicis, Andressa Schmidt Arruda e Nathália de Souza Avelar, dos cursos de Medicina e Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) terão seus trabalhos de Projeto de Iniciação Científica (PIC) apresentados e publicados no 22° Congresso de Stress da International Stress Management Association, a ISMA-BR, que será realizado nos próximos dias 21, 22 e 23 de junho de 2022, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

 

Os trabalhos “O Estresse em Estudantes de Medicina: Uma Abordagem Epidemiológica" e “Vivências Acadêmicas: Uma Análise com Estudantes de Medicina” tiveram a orientação dos professores Daniel Augusto da Silva e Danielle Cristina Ferrarezi. De acordo com Danielle, “os PICs foram realizados para entendermos melhor as vivências dos alunos de Medicina e o quanto a rotina deles colabora para a saúde dos mesmos, identificando e analisando as vivências que afetam com maior intensidade a saúde mental e o cotidiano, correlacionando também as suas características sociodemográficas”, explica a orientadora.

 

A FEMA está sempre incentivando a produção científica de seus estudantes, seja através de programas como o PIC ou de outras iniciativas, como o Fórum Científico e a Revista Intelecto, atividades promovidas anualmente pela faculdade para fomentar a produção acadêmica dos alunos, “participar do desenvolvimento de projetos de iniciação científica, como este realizado pelas meninas, é sempre muito bom, pois é através deles que conseguimos entender melhor tudo o que acontece no dia a dia deles. Orientá-los é uma experiência incrível de aprofundamento, então é muito produtivo para nós, professores, e mais ainda para os alunos”, comenta Ferrarezi.

 

De acordo com a aluna Andressa Schmidt, a participação dela no trabalho só foi possível graças a seus orientadores, que contribuíram para seu aprendizado, e o apoio das alunas do curso de Medicina. “Para se alcançar objetivos nem sempre podemos considerar somente nossa prática ou a nossa experiência. No final do meu primeiro ano do curso fui convidada a participar do PIC e, para mim, foi algo novo, um primeiro contato, na verdade, com a escrita científica e com tudo o que um projeto desse patamar contém. Dessa forma, não tinha nem prática e muito menos experiência para levar adiante, mas foi nesse momento que pude perceber a importância de se ter uma direção, um rumo a ser tomado. Se pararmos para pensar no significado do vocábulo “orientador”, nos deparamos com “que ou o quem dirige, estabelece as diretrizes para o funcionamento de algo; que ou o que orienta, direciona; condutor, guia”, por isso, prosseguir com a participação neste trabalho só foi possível devido à professora Danielle Ferrarezi e o professor Daniel Augusto. Ambos foram, em linguagem conotativa, uma bússola para o meu aprendizado, com qualidades singulares, tais como paciência e clareza nas explicações. Eles mostraram a mim todas as diretrizes para a realização de um Trabalho Científico, assim tal qual o apoio de duas alunas de Medicina, Ana Clara Rigueto e Nathália Avelar”, comenta Andressa.

 

Para a aluna Nathália Avelar, sempre foi importante participar de projetos de pesquisa durante sua formação. “Enxerguei no Projeto de Iniciação Científica (PIC), oferecido pela FEMA, uma ótima oportunidade de realizá-los. Sendo assim, me dediquei desde o início da faculdade e agora estou em meu terceiro projeto. Optamos por desenvolver nossas pesquisas no cenário acadêmico, para analisar a influência da universidade na vida dos estudantes e dar relevância ao assunto. Foi fundamental o apoio dos nossos orientadores, Prof. Dr. Daniel Augusto Silva e Prof. Me. Danielle Cristina Ferrarezi Barboza, e da FEMA, com os professores Alex Poletto, Eduardo Vella, Jairo César dos Reis, Gerson Beneli e Maria Eulália Baleotti, para nosso trajeto e para a apresentação do nosso trabalho no Congresso International Stress Management Association Brasil”, conta a aluna.

 

A aluna Ana Clara Rigueto Lisboa de Domenicis se sente muito feliz e lisonjeada pela oportunidade de participar duas vezes do PIC da FEMA, “um local onde aprendi muito, tive inúmeras interações e crescimento pessoal. Com o longo trabalho em grupo e a brilhante orientação dos professores, o Dr. Daniel Augusto Silva e Me. Danielle Cristina Ferrarezi Barboza, somados ao apoio institucional da faculdade, em especial dos professores Dr. Alex Poletto, Dr. Jairo César dos Reis, Me. Gerson José Beneli e Me. Maria Eulália Baleotti, conseguimos com êxito a aprovação dos nossos trabalhos para a exposição no 22º congresso da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR). É de muito orgulho para nós, esta realização!”, declara.

 

O 22° Congresso de Stress da ISMA-BR, do qual as estudantes de Medicina e Fisioterapia da FEMA terão seus trabalhos publicados, é um evento que tem como tema, este ano, “trabalho, stress e saúde” e reunirá trabalhos que atendam a uma demanda atual que envolvem experiências de pesquisadores, consultores e acadêmicos a respeito do futuro do trabalho, relacionando o gerenciamento do stress, desempenho e bem-estar. Para visualizar os pôsteres digitais de ambos os trabalhos das alunas, clique em: O Estresse em Estudantes de Medicina: Uma Abordagem Epidemiológica ou Vivências Acadêmicas: Uma Análise com Estudantes de Medicina.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top