FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

FEMA simulação Enfermagem

Alunos realizam treinamento de atendimento

 

Em parceria com o SEST SENAT, entrevias, eixo, São Francisco, SAMU e o Corpo de Bombeiros de Assis, o curso realizou um treinamento com o enfoque para a organização do atendimento pré-hospitalar e o atendimento intra-hospitalar

 

O curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), a entrevias, a eixo, a São Francisco, o SAMU e o Corpo de Bombeiros de Assis, realizou um treinamento para atendimento de múltiplas vítimas em que o enfoque era a organização do atendimento pré-hospitalar e o atendimento intra-hospitalar.

 

Em uma simulação, um ônibus tombou com algumas vítimas e em outra houve uma colisão de um caminhão com um carro. Os alunos vivenciaram tanto o papel de vítima, quanto o papel de atendimento. Após o socorro das vítimas, eles utilizaram como estratégia o método start, para classificação das vítimas e deslocamento para o atendimento intra-hospitalar.

 

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, Dra Adriana Avanzi Marques Pinto, os alunos vivenciarem como é essa recepção e o atendimento de múltiplas vítimas, essa foi a ideia principal da atividade. “Porque os alunos do quinto ano estão estagiando nas portas de entradas da UPA, então eles estiveram inseridos na prática desses cenários e puderam vivenciar também como o atendimento pré-hospitalar acontece, além de também participarem do cuidado infra-hospitalar, ao receberem essas vítimas”, explica Adriana.

 

FEMA simulação Enfermagem

 

Nesta atividade os professores estiveram presentes foram, o Dr. Daniel Augusto da Silva, a Dra. Rosângela Gonçalves da Silva e a Dra. Talita Domingues Caldeirão.

 

Segundo a professora, Dra. Talita Domingues Caldeirão, a experiência da simulação de um acidente com múltiplas vítimas favorece na aprendizagem dos alunos à medida que promove aumento da confiança e maior engajamento do acadêmico em relação à sua conduta, decorrente da vivência de diversas situações em um cenário previamente programado. “Frente às constantes mudanças na educação do ensino superior, o curso de enfermagem da FEMA destaca a importância da implantação de novos métodos de ensino-aprendizagem, como a simulação nas habilidades de urgência e emergência. A simulação realística tem como proposta ser ferramenta inovadora e complementar no ensino da enfermagem. É uma tecnologia diferenciada que qualifica o ensino. Isso garante que o estudante desenvolva habilidades e possibilita o docente a detectar previamente prováveis situações de enfrentamento assim como as diversas equipes envolvidas na simulação como o corpo de bombeiros e entre outros”, cita Talita

 

Para o professor Dr. Daniel Augusto da Silva, as atividades de simulação são ferramentas muito importantes no aprendizado, e essa não foi diferente. “Ao participarmos de uma simulação com múltiplas vitimas, como essa, temos a oportunidade de vivenciar situações próximas à realidade, fato que proporciona a atuação e aprendizado para além da teoria. Foi visível a satisfação de todos os alunos em participar do simulado e de como demonstraram melhor compreensão e entendimento sobre como atuar em incidentes com múltiplas vítimas”, comenta o professor.

 

A professora Dra. Rosângela Gonçalves da Silva explica que ela ficou responsável, junto a professora Talita e Adriana, pela orientação intra-hospitalar, o momento da recepção de um paciente acidentado, por exemplo. “Desenvolvemos diversas atividades práticas nessa simulação. Nós recebíamos esses pacientes, trazidos de fato pelo SAMU ou pela ambulância da Entrevias, então os médicos que estavam acompanhando esses casos passavam os casos para os alunos, explicando o que foi feito até o momento, e então nós dávamos continuidade ao atendimento. Esse é um exercício muito importante, porque é assim que capacitamos os nossos alunos para atuar com efetividade durante esse tipo de situação”, finaliza a professora.

 

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

VISITE NOSSO BLOG

 

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top