Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

procedimento.medicina

Professor realiza procedimento inédito

 

O Implante Valvar Aórtico Transcateter Percutâneo substitui a cirurgia convencional, que requer um corte no peito e promove um prolongamento na melhora da qualidade de vida dos pacientes

 

Na última semana de abril de 2022 o professor do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e coordenador do serviço de cardiologia intervencionista da Santa Casa de Assis, Freddy Antonio Brito Moscoso, realizou um procedimento cardiovascular inédito no Hospital Central de Assis.

 

O Implante Valvar Aórtico Transcateter Percutâneo (TAVI), substitui a cirurgia convencional, que requer um corte no peito. A válvula cardíaca é colocada através de um cateter que vai até o coração através da artéria femoral.

 

Inicialmente, o TAVI era reservado exclusivamente para os pacientes de alto risco que não podiam passar pela cirurgia cardíaca, especialmente aqueles com idade avançada e com outras comorbidades associadas. No entanto, os bons resultados fizeram com que a técnica fosse expandida para pacientes com risco intermediário.

 

O procedimento de TAVI, realizado na Santa Casa de Assis, utilizou-se da técnica mais avançada em termos de Cardiologia Estrutural, contando com equipamentos modernos e uma equipe altamente qualificada. Este procedimento consolida a Cardiologia Intervencionista da Santa Casa de Assis, como um serviço de excelência e qualidade na região.

 

Segundo o coordenador do curso de Medicina, Dr. Jairo César dos Reis, “o professor Freddy é um médico e um docente admirável, pelo professor que ele é e pelo respeito que ele tem com os alunos. Ele é um professor que temos como espelho, e uma realização dessa me deixa extremamente feliz por ele, porque é um avanço para a cidade e para a cardiologia da Santa Casa", explica o médico.

 

De acordo com o professor de Medicina da FEMA e responsável pelo procedimento, até o momento, o TAVI era realizado apenas em grandes cidades e salienta que “poder fazer este tipo de procedimento na hemodinâmica da Santa Casa de Assis significa muito para nós profissionais, para os pacientes e também para toda a comunidade; pois é uma forma de implante minimamente invasiva, que promove um prolongamento e melhora da qualidade de vida dos pacientes", comenta Freddy.

 

Fizeram parte da equipe médica, para realização do procedimento, o cardiologista intervencionista na cidade de São Paulo, Dr. Leonardo Guimarães; a cardiologista e ecocardiografista, Dra. Midiã Martins Costa; o médico-cirurgião cardíaco, Dr. Ricardo Gonzalez, e o Dr. Paulo Mendonça Anestesista, ambos do corpo clínico da Santa Casa de Assis.

 

 

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

instagram logo min

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top