Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMAZanotiNot

FEMA desenvolve tecnologia assistiva

Nas mãos certas, os materiais mais simples podem fazer a diferença na vida das pessoas

 

Por meio da Prática Supervisionada de Fisioterapia Neurológica Domiciliar, o Estágio Supervisionado desenvolvido no Laboratório de Avaliação Funcional, professores e alunos do curso de Fisioterapia da FEMA têm atuado no atendimento gratuito da população e na criação de próteses e órteses. Após a avaliação clínica de cada paciente, os alunos confeccionam itens com materiais como espuma e madeiras, que são capazes de facilitar a vida de pessoas com mobilidade comprometida.

 

A professora Dra. Cássia Regina Saade Pacheco, que supervisiona as atividades, explica: "o estágio trouxe a oportunidade dos acadêmicos vivenciarem a prática da Fisioterapia na Ação Primária, e desenvolverem um olhar para o ambiente, que pode ser o fator restritivo da funcionalidade, além de poderem colaborar com os cuidados ao paciente por meio do cuidado direcionado ao cuidador." Já a professora Maria Eulália Baleotti, coordenadora do curso de Fisioterapia da FEMA, afirma que os pacientes atendidos são os mais vulneráveis: "muitos não podem sair de casa e não têm acesso a um tratamento. Então, eles precisam de um cuidado e olhar especiais para as suas necessidades. Por isso, a intenção desse projeto, é levar os alunos até essas pessoas e, por meio da criatividade, criar dispositivos de tecnologia assistiva capazes de melhorar a qualidade de vida dos pacientes”.

 

Além de próteses e órteses, também são produzidos protótipos de Transferidor de Pacientes, de madeira e com mecanismo de rolamento, que também auxiliam o trabalho de cuidadores e familiares. “Com a utilização desses materiais, também estamos produzindo itens sustentáveis. Além disso, proporcionamos ao paciente uma intervenção e cuidado que são duradouros, em um atendimento que também conta com orientações aos familiares e cuidadores”, finalizou a professora Maria Eulália Baleotti.

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top