FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

Química mestrado

Mestrado de ex-aluno é aprovado na UFRGS  

 

 

 

 

Leonardo Henrique Gomes é formado em Química Industrial pela FEMA e defendeu recentemente sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Material da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

 

 

Leonardo Henrique Gomes, formado em 2013 no curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), e que atualmente mora em Porto Alegre (RS), defendeu sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais (PPGE3M) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

A dissertação, intitulada “Simulação Termodinâmica de Operações Pirometalúrgicas de Reciclagem de Baterias Chumbo-Ácido”, foi desenvolvida e defendida no Núcleo de Termodinâmica Computacional (NTCm) do Departamento de Metalurgia da UFRGS. Em seu trabalho, Leonardo apresentou de forma geral, conceitos sobre o processo de reciclagem de baterias chumbo-ácido, e a utilização do software FactSage como ferramenta computacional. Apresentou também uma discussão sobre as questões complexas da simulação termodinâmica do processo, bem como o uso de diferentes etapas tornando possível a simulação de cada uma delas, levando em conta as suas condições e particularidades como, por exemplo, o papel do ferro na eliminação primária do enxofre no chumbo líquido.

 

Através da simulação, foi possível salientar, também, o importante papel do sódio na reciclagem do chumbo das baterias: para o caso simulado no presente trabalho, este metal não só foi capaz de reduzir o teor de enxofre no chumbo líquido à cerca de 1/10 do seu teor inicial, como também proporcionou a sua transferência para a fase matte (escória) – ao invés de eliminá-lo como SO2. Isto é um fator muito importante quando se analisa o processo da reciclagem do chumbo das baterias, não só sob o ponto da metalurgia extrativa, mas também sob o ponto de vista da proteção ao meio ambiente”, conta o ex-aluno.

 

De acordo com o estudante, o tempo de desenvolvimento da dissertação foi “um período intenso e muito difícil. Estava conciliando o mestrado com o trabalho, então passei várias madrugadas e finais de semana estudando, escrevendo a dissertação, trabalhos para congressos, revisando aulas, indo para o laboratório. Foi uma experiência incrível e gratificante, com muitos aprendizados. O maior desafio foi durante a realização das simulações e análises através da utilização do software FactSage, pois teve o envolvimento de módulos matemáticos, cálculos termoquímicos, tabelas, gráficos e diagramas de fases, e posteriormente as discussões finais”, relata.

 

A pesquisa feita por Leonardo possibilitou o aprofundamento de conceitos em química, a elaboração de hipóteses e abriu novas discussões sobre as baterias chumbo-ácido, principalmente em relação ao meio ambiente e está disponível para consulta e download no no repositório da UFRGS através do link https://lume.ufrgs.br/handle/10183/206465.

 

Atualmente, o ex-aluno é doutorando pelo mesmo programa, atuando no Laboratório de Processamento Mineral (LAPROM) sob a orientação do professor doutor Irineu Antônio Schadach de Brum, desenvolvendo pesquisas no tratamento de resíduos e recuperação de chumbo na escória proveniente da reciclagem de baterias chumbo-ácido. “Eu agradeço especialmente ao meu orientador, o professor doutor Nestor Cezar Heck, pela dedicação e parceria, e a direção e gerência do laboratório da Embacaps (Porto Alegre/RS), pela liberação e apoio para sair em períodos de aulas e viagens para congressos, a direção e gerência administrativa do Grupo Dallon (Jacarezinho/PR), que foi base para o início do mestrado e, é claro, aos professores do curso de Química Industrial da FEMA por todo aprendizado, pois com certeza fez toda a diferença na minha carreira profissional e acadêmica”,  explica o ex-aluno da FEMA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top