Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

FEMA PARTICIPA

7º Encontro do Dia Mundial da Saúde em Assis

Leia mais

ACÃO SOCIAL

Estudantes visitam o Abrigo a Idosos de Assis

Leia mais

PET-SAÚDE

Inscreva-se já e conquiste a sua bolsa

Leia mais

CERIMÔNIA DO JALECO

T16 do curso celebra a Cerimônia do Jaleco

Leia mais

FEMA + ALEGRIA

Projeto abre novas vagas para estudantes

Leia mais

MEDICINA

Curso se engaja em atividades na comunidade

Leia mais

PARCERIA

FEMA e APM juntas pela formação médica

Leia mais

ebook quimica

Ex-aluna tem artigo publicado em e-book 

 

 

Giovanna Macedo Garcia, formada em Química pela FEMA, foi convidada pela Editora Atena à publicar o artigo desenvolvido com os resultados do seu Projeto de Iniciação Científica (PIC)

 

 

 

Giovanna Macedo Garcia, ex-aluna do curso de Química da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), foi convidada pela Editora Atena a publicar o artigo que produziu com os resultados de seu Projeto de Iniciação Científica (PIC), que ficou em 2º lugar na Semana de Química de 2019.

 

O artigo, intitulado “Efeito da Cobertura Comestível à Base de Amido de Mandioca e Óleo Essencial de Canela na Conservação Pós-Colheita de Goiabas”, que teve a orientação da professora doutora Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química, e a co-orientação da professora mestra Elaine Amorim Soares, coordenadora do Centro de Pesquisas em Ciências (Cepeci), avaliou o efeito da aplicação do revestimento e, de acordo com os resultados obtidos, foram eficientes para controlar o amadurecimento das goiabas, permitindo estender a vida útil quando comparada às goiabas in natura.

 

Segundo Giovanna, o trabalho desenvolvido pela pesquisa é de grande importância tanto para o mercado agrícola quanto para o mercado de alimento, pois esse biopolímero além de aumentar o tempo de prateleira de frutos, fazendo com que a perda desses frutos diminua, também pode servir como alternativa para substituir polímeros sintéticos e o óleo essencial de canela utilizado também teve um bom resultado como antibactericida e antifúngico, não tendo uma alteração no sabor do fruto.

 

Para a aluna, “foi muito gratificante e importante para meus estudos poder desenvolver essa pesquisa, pois me fez ter mais conhecimento sobre o assunto e também sobre como desenvolver um estudo científico. Um dos maiores desafios que enfrentei durante todo o processo foi encontrar as goiabas, pois tinha que estar todas no mesmo estágio de maturação, com o mesmo tamanho, sendo mais semelhante possível. Nas análises, foram realizados em três períodos e para ter um ótimo trabalho foram realizadas várias análises, utilizando dois os laboratórios da FEMA.

 

O texto completo está disponível para download no site da Editora Atena e pode ser acessado através do link. Para a FEMA é uma honra e um orgulho fazer parte de mais essa conquista de um dos nossos alunos. É com imensa felicidade que a FEMA parabeniza Giovanna Macedo Garcia , por ter tido seu artigo escolhido para ser publicado por essa grande editora de divulgação científica.

 

“Quero agradecer primeiramente a FEMA, que me permitiu realizar esse projeto. As professoras Mary Leiva e a Elaine Amorim, que acreditaram que eu poderia desenvolver este trabalho e por desenvolver o trabalho comigo. Agradeço também a todos os meus amigos que me ajudaram de diferentes formas, como o Sérgio, analista do Cepeci, que me ajudou muito nas análises e resultados. Minhas amigas, Carolina Espinoza e Nagela Farias, que também foram essenciais para o trabalho. Além da ajuda de outros profissionais que se envolveram de alguma forma com o meu trabalho, como o Fernando, responsável pelo laboratório de química da FEMA, que esteve disposto a me auxiliar em tudo, ao pessoal do Cepeci e a turma de 2019 de química junto com os professores. Sou muito grata à tudo”, finaliza a ex-aluna.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top