FISIOTERAPIA

Professoras são reconhecidas pelo COFFITO

Leia mais

DIREITO

Estudantes participam de Congresso da OAB

Leia mais

FISIO NO CANADÁ

Fisioterapeuta compartilha sua experiência

Leia mais

GOU FEMA

Conheça o Grupo de Oração Universitário

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realiza quinta edição do encontro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Alunos e professora realizam palestra no HRA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

Alunos recebem palestra sobre ODS da ONU

Leia mais

DIREITO

Professor participa de Congresso da OAB

Leia mais

FEMA IN TECH

Evento promove inovação e tecnologia

Leia mais

ADA LOVELACE

FEMA realizará evento nesta próxima sexta

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

FEMA realiza aula inaugural do projeto

Leia mais

HOMENAGEM

Prof. Mary se despede da coordenação

Leia mais

oficinaupa2Aprovação do Conselho Municipal de Cultura


A vereadora e vice-diretora da FEMA, Elizete Mello da Silva, exalta o que considera um importante passo na construção de uma política Municipal de Cultura: a criação do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura, projetos executivos aprovados nas últimas semanas, e que incluíram sugestões oferecidas no seu parecer da Comissão de Cidadania dos quais foi relatora

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura o Prefeito de Assis, José Fernandes, no mês de maio de 2018, deu início a uma reformulação administrativa que começa a estruturar as bases para a construção de uma política de cultura para o município. A criação da Secretaria é fruto do trabalho realizado pela vereadora que não mediu esforços para sua viabilização a frente da Comissão de Cidadania. “O pedido representa a vontade dos cidadãos assisenses que se mobilizam pela cultura”, explicou a professora Dedé.

 

Professora Dedé foi relatora em ambos os projetos de Lei, propondo aperfeiçoamentos na proposta original visando preparar o município a integrar o Sistema Nacional de Cultura que estabelece condições básicas e obrigatórias. Além da Secretaria, a criação do Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura também é preconizada e visa apoiar e dar suporte financeiro a projetos culturais no município. O projeto foi aprovado na Câmara por unanimidade.

 

A finalidade do Conselho é promover a participação da sociedade em sintonia com a administração municipal e setores culturais da sociedade em especial a participação democrática valorizando as entidades dedicadas à promoção da cultura em Assis. Como a professora Dedé deixa claro: “é preciso garantir a todos o exercício de seus direitos de acesso à cultura, incentivando a valorização e divulgação das manifestações culturais na cidade”.  

   

A composição do Conselho procurou contemplar em sua estrutura, além dos representantes das Secretarias Municipais de Cultura, Educação, Assistência Social e de Instituições de Ensino Superior Pública e Privada, também a sociedade civil organizada existente no município. Os representantes da sociedade civil serão indicados de forma democrática pelas entidades dedicadas à cultura como a ASCABAMAAssociação Cultural de Apoio à Banda Musical Municipal Infanto Juvenil de Assis, dedicada à Música, a CIRCUSCircuito de Interação de Redes Sociais, dedicada às Artes Cênicas e Circo, a tradicional V.O. - Escola de Samba Unidos da Vila Operária, dedicada ao carnaval, a ATAAssociação de Tropeiros de Assis, dedicada às tradições do meio rural e a ASAAssociação de Artesãos de Assis, entre outros representantes que possam surgir no cenário municipal. “É preciso dar voz aos seguimentos da sociedade civil organizada que se dedicam há anos e que realmente promovem e valorizam os movimentos culturais e sociais do município de forma voluntária com muito amor à arte”, finalizou a professora Dedé. 

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top