PROGRAMAS DE BOLSAS

A FEMA, por possuir caráter público e não ter fins lucrativos, destina para a própria Instituição seus recursos. Uma parte significativa da arrecadação das mensalidades é revertida em bolsas de estudo. Atualmente, 71% de seus alunos recebem algum tipo de benefício, além do Financiamento Estudantil (FIES) junto ao Governo Federal. Entre esses benefícios destacam-se:

Bolsa Carência

Desconto de 20% sobre o valor da mensalidade, por meio de análise criteriosa de profissional de área, com visita in loco para averiguação da situação sócio-econômica da família cuja renda não ultrapasse 3 salários mínimos e meio. O aluno não pode ter curso superior já concluído; acúmulo de benefícios; dependência em disicplina ou reprovação na série.

Inscrição: veteranos e calouros, conforme calendário escolar.

Validade: 10 meses (veteranos) e 5 meses (calouros).

Bolsa Emergência

O aluno regularmente matriculado poderá requerer o desconto de 20% sobre o valor de sua mensalidade, desde que esteja dentro dos requisitos exigidos: morte do arrimo de família e/ou perda do emprego por parte do arrimo da família, se o aluno for seu dependente; perda do emprego por parte do aluno; outros casos a critério da FEMA, desde que comprovados.

Validade: até 4 meses.

Bolsa Estágio Empresa

O aluno regularmente matriculado pode participar das oportunidades de estágio remunerado, divulgadas nos murais e no site www.fema.edu.br, conforme a demanda das Empresas. As inscrições deverão ser feitas no setor de Recursos Humanos após divulgação da vaga. Os descontos são determinados pelas empresas.

Validade: até 2 anos.

Bolsa Estágio Interno na FEMA

O aluno regularmente matriculado pode participar das oportunidades de estágio divulgadas nos murais e no site www.fema.edu.br conforme demanda dos setores internos da FEMA, com desconto de acordo com a carga horária.

Validade: até 2 anos.

Bolsa Família

Existência de mais de uma pessoa, estudando na FEMA, com parentesco de primeiro grau (pai, mãe, filho, irmãos e cônjuge) dependentes da mesma renda familiar.

Desconto de 10% para cada um dos membros familiares, a partir de fevereiro, após preenchimento do cadastro devidamente comprovado no setor de Recursos Humanos.

Inscrição: de janeiro a março.

Validade: até 11 meses.

FIES - Financiamento Estudantil

Programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE/MEC.

Informações: http://sisfiesportal.mec.gov.br

Inscrição: calendário divulgado pelo MEC.

Validade: duração do curso, desde que o aluno tenha, no mínimo, 75% de aproveitamento acadêmico.

Programa Escola da Família

Parceria do Governo do Estado de São Paulo com a FEMA.

A inscrição e a seleção são de responsabilidade da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Desconto de 100% na mensalidade dos alunos selecionados, mediante desenvolvimento do projeto sócio-pedagógico junto às escolas públicas.

Informações: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br

Validade: duração do curso.

Projeto de Iniciação Científica - PIC

No Projeto de Iniciação Científica - PIC, o aluno desenvolve pesquisas sobre temas ligados ao seu curso. São 35 bolsas custeadas pela FEMA, com duração de 10 meses, para estudantes do segundo ao penúltimo ano de todos os cursos. Esses estudantes recebem desconto de 42,5%, da menor mensalidade da Instituição. A FEMA disponibiliza 04 (quatro) linhas de pesquisa: a) Ciências Exatas e da Terra; b) Ciências Biológicas; c) Ciências da Saúde e d) Ciências Sociais Aplicadas.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC foi criado como ferramenta de indução do pensamento científico e introdução da pesquisa e inovação aos estudantes de graduação do ensino superior. São 05 bolsas, com duração de 12 meses, para estudantes de todos os cursos. O valor da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais em parceria com o CNPq. Para participar o aluno de graduação deverá observar os períodos de inscrições conforme editais publicados no site www.fema.edu.br.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. São 02 bolsas, com duração de 11 meses, para estudantes de todos os cursos. O valor da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais em parceria com o CNPq. Para participar o aluno de graduação deverá observar os períodos de inscrições conforme editais publicados no site www.fema.edu.br.

Mais Informações: (18) 3302-1055 - Ramais: 1059, 1061