Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

QUÍMICA INDUSTRIAL

Estudantes têm aula prática no Pq. das Águas

Leia mais

DIREITO

Aluno integra reunião do Conselho da OAB SP

Leia mais

MEDICINA

Professora publica artigo em revista da Unesp

Leia mais

HUB INOVA FEMA

FEMA discute parcerias com pref. de Tarumã

Leia mais

DESAFIOS DA LEGALTECH

Coord. e egresso de Direito publicam em livro

Leia mais

EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Clínica-escola de Fisio promove aula integrada

Leia mais

FEIRA DE CIÊNCIAS

Visita em escolas para preparação do projeto

Leia mais

DIRECIONADO A ALUNOS

Professores de Medicina da FEMA lançam livro

Leia mais

FISIOTERAPIA

Estudantes promovem Brincar Terapêutico

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

eadAlunos aprendem novas metodologias

A palestra “Inovações Disruptivas em Educação e Metodologias Ativas” abordou a quebra de paradigmas do modelo tradicional de ensino e mostrou como funcionam as novas metodologias de EAD híbrido

 Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

 

 

 

Alunos de todas as séries dos curso de Química, uma turma de Ciências Contábeis e duas turmas de Enfermagem da FEMA assistiram à palestra “Inovações Disruptivas em Educação e Metodologias Ativas”, no dia 8 de fevereiro de 2019, no campus da instituição, ministrada pelos professores Tacito Graminha Campois e Leandro Henrique Magalhães.

 

O conteúdo da palestra tratou sobre a quebra dos paradigmas do sistema tradicional de ensino, com a adoção do Ensino à Distância (EAD), no modelo híbrido, que o curso de Química passa a adotar em 2019. Os palestrantes falaram, em especial aos alunos do primeiro ano de Química, sobre a importância da participação deles nesta nova metodologia, já que eles terão conteúdos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 

De acordo com a professora doutora Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química, a apresentação teve muita pertinência, visto que a educação passa por um novo momento, com inserção de tecnologia a favor da aprendizagem. Ou seja, o ensino de hoje não pode mais ser feito como antes. “O palestrante abordou a quebra de paradigmas de que o professor é o único detentor do conhecimento. O professor, agora, é o organizador de um conteúdo. Se o aluno quiser, ele encontra todo o conhecimento nos meios digitais. O professor passa a ser um facilitador do processo de aprendizagem”, falou Mary.

 

Na Química, o ensino da disciplina Escola e Currículo já acontece no sistema hibrido, no qual o aluno desenvolve atividades educativas pelo sistema online e off-line, com a mediação do professor, por meio das tecnologias da informação e comunicação. O palestrante Tácito deixou claro que, se o estudante já tem o conhecimento prévio do conteúdo, a aula presencial torna-se muito mais rica. Ou seja, se ele trabalhar anteriormente no ambiente virtual de aprendizagem, a aula presencial se tornará um momento de aplicação e análise dos conteúdos.

 

Na segunda parte da palestra, os graduandos puderam ver um jogo, que os palestrantes apresentaram. O jogo faz parte dessas novas metodologias ativas de ensino-aprendizagem e os professores demonstraram como a leitura prévia do conteúdo, no AVA, ajuda no melhor rendimento da aula prática, que é dada presencialmente.

 

Essa palestra também faz parte de um novo momento da FEMA, que tem se esforçado para modernizar-se e migrar para novos modelos de educação, frente aos desafios que a tecnologia têm colocado.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top