Main Menu

Conheça a Fema

INSCREVA-SE ATÉ 16/05

Inscrições para o vestibular estão abertas

Leia mais

FEMA ROBÓTICA

Turma do Programa completa um mês

Leia mais

MEDICINA

Professora apresenta pesquisas no 13º GERP

Leia mais

QUÍMICA EXPERIMENTAL

Inscrições abertas para a 38ª edição do curso

Leia mais

PAPÉIS DE DESTAQUE

Prof. Campanatti assume posição no CREA-SP

Leia mais

MEDICINA

FEMA/IMESA realiza III Pré-fórum de Medicina

Leia mais

ESPAÇO ABERTO

FEMA recebe estudantes de escola de Tarumã

Leia mais

VISITA À FEIRA

Estudantes expandem horizontes na FEICON

Leia mais

INSCRIÇÕES ABERTAS

2ª Semana de Engenharia e Arquitetura

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA

FEMA realiza a VI Jornada de Fisioterapia

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

Alunos se destacam em concurso nacional

Leia mais

MAQUETES

Estudantes expõem trabalhos da disciplina

Leia mais

informáticaSemana sobre Inteligência Artificial e Robótica


A 29ª Semana de Informática, dos cursos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação da FEMA, aconteceu de 24 a 29 de setembro, no campus da FEMA e no salão de festas Victoria Hall. O tema foi “Inteligência Artificial e Robótica” e contou com a participação de professores, ex-alunos e especialistas

 Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

A 29ª Semana de Informática aconteceu de 24 a 29 de setembro de 2018, no campus da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e, como já é de praxe, contou com a presença de profissionais para ministrar palestras e coordenar mesas-redondas, tendo uma programação bastante diversificada. A semana reúne os alunos dos cursos de tecnologia da Instituição, sendo esses Análise de Sistemas e Ciência da Computação.

 

O tema nesse ano focou em “Inteligência Artificial (IA) e Robótica”, com o objetivo de discutir as oportunidades e a carreira na área de Tecnologia da Informação (TI), preparando os futuros profissionais para o mercado de trabalho. As palestras, que aconteceram do dia 24 a 27, foram todas no Anfiteatro da FEMA.

 

Para a abertura, no dia 24 de setembro, os alunos de todas as séries dos cursos de tecnologia assistiram à palestra “Robótica e a Inteligência Artificial: como afetarão nossas vidas no futuro”. Ela foi ministrada pelo professor doutor Flavio Tonidandel, que é coordenador do curso de Ciência da Computação na Fundação Educacional Inaciana (FEI) e tem experiência na área de Computação e Engenharia Elétrica, com ênfase em Inteligência Artificial e Robótica. Houve grande participação dos alunos, que estavam curiosos para saber as tendências e desafios dessa nova tecnologia e também sobre o papel do profissional da área.

 

Em 25 de setembro, os alunos e professores puderam prestigiar o palestrante Paulo Estevam Seixas, que falou sobre “Machine Learning - Casos Reais”, compartilhando suas experiências em projetos da área, dando destaque para Analytics, Machine Learning e IA, e também apresentou o perfil do profissional através de dicas sobre como ele deve se portar no mercado.

 

Na terceira noite da semana, dia 26, Joaquim Fantin, que é diretor executivo da empresa Cetus e consultor de tecnologia e inovação, explorou um olhar diferente sobre a programação de computadores, relacionando o ato de escrever códigos com o trabalho de um artesão ou artista. Com a palestra “A programação de computadores é arte?” também deu sobre dicas que podem apoiar o profissional da programação, como padrão de indentação, padrão de declaração de variáveis, organização dos arquivos e ambiente de desenvolvimento.

 

A quarta apresentação para os cursos ficou por conta de um grupo colaboradores da NovAmérica, no dia 27 de setembro. Graciano Peviani Balota, que é gerente de tecnologias e controle agrícola, Arthur Eduardo Buava Ribeiro, da área de geotecnologias e mais pessoas do time da empresa compartilharam a experiência sobre como uma empresa agrícola tem evoluído, pensando em pessoas e tecnologia, para ser ter fazendas mais conectadas e inteligentes.

 

Na sexta-feira, dia 28, houve uma mesa-redonda com ex-alunos dos cursos, no salão de festas Victoria Hall. A atividade contou com a presença dos alunos Ivana Cappi, Alberto Biason, Rodrigo Coradi e Danilo Monteiro, além da participação remota de Allain Daleck Spera e Palver Matos Alves, aluno do curso de Análise de Sistemas através de programa de intercâmbio. Todos os participantes estão no mercado de trabalho em empresas da área, como a Santander Tecnologia, VSM, Diebold Nixdorf e outras.

 

As discussões foram mediadas pelo professor doutor Almir Rogério Camolesi e professor doutor Osmar Machado, com apoio do professor Guilherme de Cleva Farto. Falaram sobre suas escolhas, evolução pessoal dentro da carreira após formação, desafios e dificuldades, assim como ofereceram dicas aos alunos para que pudessem aproveitar melhor o aprendizado. Os alunos participaram com perguntas, aproximando os professores, alunos e ex-alunos a partir da troca de experiências.

 

Para fechar a semana, no sábado, dia 29 de setembro, houve o 1º Hackaton FEMA, que é novidade na programação! Durante o evento os participantes colaboraram com criatividade e tecnologia para resolver problemas e desafios de negócio. A idealização e organização foram de alunos dos cursos, da coordenadoria e com apoio da agência Penze.

 

O evento começou às 6h30, com café da manhã para as 4 equipes que estavam na competição. O tema da maratona foi a criação de um modelo de negócio e prototipação com UX (User Experience) e UI (User Interface) de plataforma baseada em redes sociais. Foi encerrado às 23h, com análise e divulgação dos resultados, além da premiação em dinheiro e participação de um processo seletivo para vaga numa empresa da região.

 

Foi uma semana repleta de oportunidades aos alunos para que pudessem adquirir mais experiência e conhecimento, estando mais próximos da realidade do mercado de trabalho.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Eventos Fema

FEMAEventosSite

FEMA FM 106.7

BotaoRadioFEMA

Boleto Digital

BotaoBoletosSite

Back to top