Quimica GuiaEstudanteCurso obtém 3 estrelas no Guia do Estudante

Publicação é referência na avaliação de instituições de Ensino Superior

Escrito por Silvio Moura

A Licenciatura do curso de Química da FEMA conquistou três estrelas no Guia do Estudante. O resultado é reflexo do intenso trabalho mantido pela graduação.

“Estamos muito felizes com essa notícia”, diz a coordenadora Mary Leiva de Faria. “Isso mostra o comprometimento de todo nosso corpo docente, nossas pesquisas científicas e os trabalhos de TCC na formação de grandes profissionais”.

A publicação, produzida pela editora Abril há quase três décadas, é referência na avaliação de qualidade de instituições de ensino. Para determinar o resultado, os cursos de graduação são submetidos a uma rigorosa análise.

Inicialmente, professores e coordenadores preenchem formulários on-line com informações do curso e os enviam ao Guia do Estudante. Uma comissão de mais de 8 mil pareceristas formada por coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores é acionada e avalia os cursos com notas de 1 a 5.

Cada graduação recebe conceitos de, no mínimo, sete pareceristas – a menor e maior nota são descartadas. A quantidade de estrelas, dessa forma, é atribuída e os conceitos bom (três estrelas), muito bom (quatro) e excelente (cinco) são emitidos.

O curso, para ser avaliado, deve preencher alguns pré-requisitos. “O corpo docente é detalhado, estruturas de laboratórios, atividades de extensão”, explica Mary Leiva de Faria. “Esses pontos importantes são levados em consideração pelos organizadores do Guia do Estudante”.

quimica professora mary

“A Licenciatura de Química ser pontuada e reconhecida no ranking significa dizer que é um curso de grande qualidade”, ressalta o diretor da FEMA Eduardo Vella. “Essas estrelas são motivo de grande alegria para todos nós”.

O curso de Química da FEMA existe desde 1999, com formação em Bacharelado e Licenciatura. Em consonância com a demanda local de usinas de açúcar e de álcool, a graduação rapidamente se popularizou em Assis e região.

A formação em Bacharelado é mais focada na indústria, já a Licenciatura, que conquistou as três estrelas do Guia, atua na qualificação de professores. Em 2013, o curso, inclusive, passou por atualizações, em sintonia com as recomendações do Conselho Estadual de Educação.

“Houve um acréscimo de disciplinas mais voltadas à Educação e que tratam de aspectos como a construção e realização de um projeto pedagógico e o funcionamento de uma unidade de ensino”, destaca Mary Leiva de Faria. “O estudante licenciado sai da FEMA conhecendo a realidade de uma escola”.