Cheerlioness homeCheerlioness, as cheerleaders da FEMA

Grupo se apresenta dia 5 de agosto em jogo de Basquete Feminino no Jairão

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

Animar, entreter, interagir. É com esse objetivo que desde o início do ano estudantes da FEMA se juntaram para criar a primeira equipe de cheerleading da instituição, a Cheerlioness.

As cheerleaders, assim denominados os praticantes de cheerleading, são animadoras de torcida que se apresentam em diversos eventos, principalmente esportivos, para agitar o público. Além de animar, as equipes também disputam campeonatos exclusivos entre si.

“Ser cheerleader é um sonho de muitas meninas”, diz a estudante de Direito Gabriela Marson, integrante da Cheerlioness. “Vemos em filmes aquelas acrobacias, as danças, as coreografias, e tudo isso nos motivou a formar uma equipe da FEMA”.

A ideia surgiu ainda no ano passado, conta Gabriela. “Inicialmente, eram apenas alunos do Direito que formariam o grupo. Mas não demorou muito e tivemos a adesão de colegas dos demais cursos”. O nome Cheerlioness faz referência ao leão, símbolo do diretório acadêmico do Direito da FEMA.

Para manter alto padrão de qualidade nas apresentações, a equipe, com cerca de 20 pessoas entre meninas e meninos, se prepara intensamente. Os treinos são na UNESP Assis, com auxílio das AXLeaders, a cheerleading da universidade. As sessões são divididas em duas partes, o treino físico e o específico para aprender acrobacias e movimentos.

Cheerlioness 2Cheerlioness 1Uma das primeiras apresentações da Cheerlioness aconteceu no JUR 2017, os Jogos Universitários Regionais, em conjunto com a AXLeaders. As cheerleaders da FEMA também participaram da Festa Junina da faculdade e, recentemente, da FICAR.

A próxima performance é no sábado, dia 5 de agosto, no ginásio Jairão, no jogo entre Assis e Araçatuba pelo Campeonato Paulista de Basquete Feminino, às 14h.

Modalidade esportiva

O cheerleading, que mistura elementos de dança e ginástica artística, nasceu no final do século XIX, na Universidade de Princeton, nos EUA, vinculado à animação da torcida em competições entre escolas e faculdades.

Os primeiros campeonatos voltados exclusivamente ao cheerleading, no entanto, começaram apenas em 1983, e ganharam projeção a partir de 1997 quando a ESPN passou a transmitir os eventos. Com a criação da Fundação Nacional de Segurança Cheer, em 2003, o cheerleading se tornou modalidade esportiva.

No Brasil, essa prática é recente. As primeiras competições oficiais são de 2008, organizadas pela UBC, a União Brasileira de Cheerleading. A entidade é afiliada a ICU, International Cheer Union, e atua no desenvolvimento do esporte por meio de cursos, palestras e eventos, como o Cheer Camps.

Para mais informações sobre o cheerleading no Brasil, é só acessar o site da UBC, ubcheer.com.br. E detalhes das apresentações das cheerleaders da FEMA estão no Facebook Cheerlioness FEMA.