Main Menu

Conheça a Fema

livro tertulianoJuiz Luciano Tertuliano lança seu livro na FEMA

Obra analisa a degradação moral e política do Brasil

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Na noite desta quinta-feira, 25, o juiz federal Luciano Tertuliano da Silva fez o lançamento na FEMA de seu livro intitulado “Manipulação Discursiva e Crise de Estado como Obstáculos à Institucionalização dos Direitos Fundamentais no Brasil”, publicado pela editora Lumen Juris. 

A obra analisa a origem, as causas, as consequências da degradação moral e política no país, o papel do Poder Judiciário, e sugere medidas de enfrentamento dessa realidade.

“Lamentavelmente, nós, brasileiros, somos vítimas de corrupção, de desmandos políticos, de governantes que transformam a máquina pública em instrumento de ganho e de realização pessoal”, explica Tertuliano. “É um momento propício trazer essa reflexão em meio aos desdobramentos da Operação Lava Jato”.

livro tertuliano2Na publicação, o juiz destaca também a manipulação discursiva e de que forma combatê-la. “Os governantes usam de um diálogo desprovido da verdade. Para que os cidadãos não sejam massa de manobra dessa retórica, é preciso uma educação substantiva. Uma pessoa educada não é vitima de discursos vazios”.

A ideia do livro surgiu em 2012 durante a Semana Jurídica do curso de Direito da FEMA. À época, em palestra, o juiz federal, que anos depois passou a integrar o corpo docente da graduação, falou sobre a falta de ética na gestão pública.

Para o diretor da FEMA, Eduardo Vella, o lançamento da obra nas dependências da instituição é um momento histórico. “É uma noite muito importante para nós e que nos enche de orgulho. Parabenizo o doutor Tertuliano pelas atividades dele na docência e também na magistratura federal, principalmente na jurisdição de Assis”.

“Tertuliano é sempre um incentivador dos processos acadêmicos na nossa graduação”, diz o coordenador do curso de Direito, o professor Gerson José Beneli. “A obra é muito atual em função desse momento de caos político, administrativo, moral”.

Dezenas de convidados prestigiaram o evento na Biblioteca da FEMA, inclusive o prefeito de Assis José Fernandes. “A todo instante nos deparamos com o assunto corrupção nos noticiários, o que envergonha muito os brasileiros. Refletir esse tema é fundamental para compreendermos esse momento”.

O livro “Manipulação Discursiva e Crise de Estado como Obstáculos à Institucionalização dos Direitos Fundamentais no Brasil”, com prefácio de André Ramos Tavares, está disponível no site da editora Lumen Juris, www.lumenjuris.com.br.

“Agradeço à FEMA pelo espaço cedido para divulgação do livro, ao diretor Eduardo Vella e ao professor Gerson Beneli, que não pouparam esforços para lançar o livro aqui na instituição”, diz o juiz federal Luciano Tertuliano da Silva.

                             livro tertuliano1livro tertuliano3 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top