Main Menu

Conheça a Fema

ElsonMiguel SilvioJuniorAlunos da FEMA aprovados em exame do Conselho de Contabilidade

Exame de Suficiência é fundamental para exercer a profissão

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

Dois alunos do curso de Ciências Contábeis da Fundação Educacional do Município de Assis foram aprovados recentemente no Exame de Suficiência do CFC, o Conselho Federal de Contabilidade. Com isso, eles passam a ter direito ao registro para atuar na profissão após o término do curso.

A prova foi aplicada no mês de março e teve cerca de 47 mil inscritos em todo o Brasil, 10 mil somente do estado de São Paulo, e que estão no último ano da graduação. Dos 14 estudantes que fizeram o exame pela FEMA, dois tiveram resultado favorável.

Um dos aprovados é Elson Miguel da Silva, que considerou positiva a participação da FEMA. “O conhecimento que tínhamos para a prova correspondeu ao que aprendemos até o terceiro ano, ou seja, muitos dos temas solicitados no exame ainda vamos aprender”.

Composta por 50 questões de múltipla escolha, a prova testa conhecimentos relacionados à Controladoria, Auditoria, Perícia, Contabilidade Internacional, Contabilidade Pública e demais disciplinas do curso de Ciências Contábeis, além da Língua Portuguesa. A aplicação cabe a FBC, Fundação Brasileira de Contabilidade, e a regulação ao CFC, o conselho federal.

Após a aprovação, os profissionais são registrados junto ao conselho regional do estado onde vão trabalhar. “Cada vez mais as organizações têm buscado profissionais contábeis para exercer funções como controller, auditor, perito. Sem o registro, ainda que se tenha formação superior, não se pode atuar”, explica Silvio Piedade Junior, aluno da FEMA que também passou no exame.

O Exame de Suficiência foi instituído em 2010 com a lei federal 12.249, que condiciona a obtenção do registro no conselho de classe à aprovação no teste de suficiência. O próximo teste acontece em 1º de outubro, e as inscrições serão de 20 de junho a 20 de julho no site da FBC, www.fbc.org.br, ou do CFC www.cfc.org.br.

 

Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis começou em 2014 na FEMA. O objetivo é proporcionar uma capacitação abrangente, com disciplinas gerencias nos dois primeiros anos e mais específicas na área contábil nos outros dois. Em abril deste ano, o Conselho Estadual de Educação fez o reconhecimento da graduação pelos próximos três anos.

“É um curso muito eficiente. Temos a opção ao final, inclusive, de estudar mais dois anos e nos formamos em Administração”, conta Elson Miguel. “A Ciências Contábeis da FEMA está de parabéns. Ótimo corpo docente e boa estrutura física, que certamente a coloca como referência”, acrescenta Silvio Junior. 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top