Enipe EnfermagemAluno participa de encontro internacional

Evento discutiu o Processo de Enfermagem - Raciocínio Clínico e a Era Digital

Escrito por Silvio Moura

Nos dias 22 e 23 de junho, a FEMA participou do I Encontro Internacional de Processo de Enfermagem – Raciocínio Clínico e a Era Digital, o Enipe. A fundação foi representada pelo aluno Lúcio Henrique D'avila Moreira, do terceiro ano do curso de Enfermagem.

O encontro no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista, promoveu debates sobre o processo de Enfermagem como instrumento tecnológico para transformações na prática gerencial e no cuidado à saúde das pessoas.

Essas discussões se deram por meio de conferências e mesas-redondas com profissionais do Brasil e do exterior. Dentre os convidados internacionais, estavam Howard Karl Butcher e Tracy Heather Herdman, ambos dos EUA, e Paulino Artur Ferreira de Sousa, de Portugal.

Além disso, o Enipe contou com espaço para apresentação de trabalhos científicos. Uma das pesquisas expostas foi a do estudante da FEMA, Lúcio Henrique D'avila Moreira.

Enipe Enfermagem LucioO trabalho “Identificação das principais teorias de Enfermagem utilizadas nos diferentes níveis de atenção à saúde no município de Assis-SP”, orientado pela coordenadora do curso de Enfermagem, Rosângela Gonçalves da Silva, foi desenvolvido com recursos do PIC, o Programa de Iniciação Científica da FEMA.

“Foi uma experiência única. Além do conhecimento, o evento trouxe ainda mais motivação para continuar em frente”, diz Lúcio D’avila. “Também foi importante por estar integrado a alunos de outras universidades e a grandes profissionais, que até então eu só conhecia por autoria de livros de Enfermagem”.

O I Encontro Internacional de Processo de Enfermagem é uma parceria entre a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), o Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) e o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP). A próxima edição está prevista para 2020.